A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

12/05/2011 11:11

Justiça garante continuidade de tratamento médico para idosa de Dourados

Paula Vitorino

Sentença foi concedida pela Justiça Federal após ação do MPF

A Justiça Federal determinou que o aparelho BiPAP continue sendo utilizado em regime de comodato para o tratamento de uma idosa, em Dourados. A decisão liminar foi concedida em 2010 por meio de ação civil pública do MPF/MS (Ministério Público Federal), após a paciente tentar conseguir o tratamento pelo sistema público de saúde e não ser atendida.

A idosa é portadora de problemas neurológicos e não tem condições de custear o tratamento. O aparelho reduz o trabalho da respiração em pacientes com insuficiência respiratória e é essencial para a sobrevivência da paciente.

De acordo com o MPF/MS, o atendimento pela rede pública é obrigatório, determinado pelas Portarias nº 1.370/2008 e 370/2008, do Ministério da Saúde.

Caso - Após não conseguir o atendimento na rede pública, a idosa recorreu ao MPF de Dourados, que acionou as secretarias estadual e municipal de saúde. Os órgãos públicos afirmaram que não tinham condições de atender os pacientes com problemas neuromusculares.

A Secretaria de Saúde do município informou na época que "na atual conjuntura política" a aquisição do equipamento demoraria cerca de 90 dias.

Laudos médicos apresentados pela idosa comprovaram que ela necessitava do aparelho para sobreviver. Em vista disso, o procurador da República Raphael Otávio Bueno ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para garantir o direito à saúde da aposentada, previsto na Constituição Federal.

A Justiça atendeu o pedido do MPF e determinou, em decisão liminar, o fornecimento do equipamento, que ficaria de posse da família da aposentada, em regime de comodato.

Homem de 74 anos é morto a tiro em frente de casa por causa de fofoca
Jucelino Antônio Pereira, 74 anos, foi morto com um tiro no ombro, no distrito do Alto Santana, em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grand...
Por rixa antiga, adolescentes matam jovem de 18 anos a facadas
Uma briga acabou em morte na noite de ontem em uma lanchonete de Juti, município a 320 quilômetros de Campo Grande. Willian Santiago Perrengue, de 18...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions