ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Justiça mantém condenação de fazendeiro por represar água para plantio de arroz

Procedimento foi instaurado após constatações do Ibama sobre o represamento do curso da água para encher tanques de lavoura

Gabriel Neris | 29/07/2019 15:11
Relator do processo, desembargador Julizar Barbosa Trindade, ratificou sentença de multa (Foto: TJMS/Divulgação)
Relator do processo, desembargador Julizar Barbosa Trindade, ratificou sentença de multa (Foto: TJMS/Divulgação)

A 2ª Câmara Cível negou recurso do fazendeiro Cleto Spessato contra a sentença que o condenou ao pagamento de indenização de R$ 16,5 mil por danos ambientais ao represar água.

De acordo com o processo, o Ministério Público Estadual propôs ação civil pública contra Cleto Spessato para apurar o funcionamento de comporta de represamento de água e eventual desvio de córrego em uma área de Douradina, município localizado a 196 km de Campo Grande.

O procedimento foi instaurado após constatações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sobre o represamento do curso da água para encher os tanques de lavoura de arroz, provocando a falta de água para os vizinhos.

O Ibama informou que haviam dois processos administrativos contra o fazendeiro por irregularidades ambientais. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) declarou que não havia licença ambiental para a atividade de represamento de água. Durante a investigação, foi constatada a realização de atividade agrícola, com irrigação por inundação, sem o licenciamento ambiental e em área de preservação permanente.

No processo, a defesa alegou que o imóvel foi adquirido em 1985 já com o "dreno de água" e que o plantio de arroz ocorre há décadas. "Não há vestígios de escavações ou benfeitorias recentes".

O relator do processo, desembargador Julizar Barbosa Trindade, ratificou a sentença por entender que a multa administrativa decorreu de violação às normas e a indenização imposta na sentença tem caráter ressarcitório aos danos causados ao meio ambiente.

Nos siga no Google Notícias