ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Ladário comemora nesta terça-feira 236 anos de fundação

Viviane Oliveira | 02/09/2014 07:00
Ladário, cidade vizinha a Corumbá, tem 21.488 moradores, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ). (Foto: Diário Corumbaense)
Ladário, cidade vizinha a Corumbá, tem 21.488 moradores, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ). (Foto: Diário Corumbaense)

O município de Ladário, distante 419 quilômetros de Campo Grande, comemora nesta terça-feira 236 anos de fundação. As festividades começaram cedo, às 5h30, com a alvorada festiva “Parabéns Ladário”, na principal avenida da cidade com participação de fanfarras.

Em seguida, às 7h30, terá o hasteamento da bandeira e às 9h uma missa de ação de grança no Santuário Nossa Senhora dos Remédios. Na programação, também, está prevista para 17h o desfile cívico-militar, na avenida 14 de Março e a última atração da noite fica por conta da banda Barra da Saia.

Para amanhã (3), está programado o evento Ladário para Cristo, às 20h30. No mesmo horário, no dia 4, tem o Evangeliza Show. Já no dia 5, às 19h, acontece o Festival Intermunicipal de Fanfarras e no dia 06, Mostra Cultural do Projeto Semear.

O Campeonato Infantil de Pesca está marcado para o dia 07, às 07h30, junto com a Festa do Peixe, no Porto Geral. O calendário de programações festivas da cidade encerrará no dia 19 de setembro com a Expo CRAS na praça Gastão Brasil.

História - Com pouco mais de 21 mil habitantes, a cidade fica na região oeste do Estado, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Um dos cartões postal de Ladário é o Pórtico da Base Naval, construção de 1873, réplica do Arco Triunfo que se tornou referência da Avenida Champs Elyséess, em Paris, capital francesa. Em frente ao Pórtico é realizada o ritual militar da Troca de Guarda da Fortaleza Naval.

O município, que fica a 6 quilômetros de Corumbá e 12 da fronteira com a Bolívia, foi fundado no dia 2 de setembro de 1778 pelo sertanista João Leme do Prado. Ladário, então, ganhou emancipação político-administrativa se tornado município autônomo durante o Governo de Fernando Corrêa da Costa em 1953.

Nos siga no Google Notícias