ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Lar Santa Rita comemora nesta quinta meio século de atendimento a crianças

Entidade foi fundada em 1965 e atualmente abriga 30 crianças em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelo Conselho Tutelar

Helio de Freitas, de Dourados | 12/11/2015 09:52
Além de abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade, Lar Santa Rita mantém centro de educação infantil (Foto: A. Frota/Diário MS)
Além de abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade, Lar Santa Rita mantém centro de educação infantil (Foto: A. Frota/Diário MS)

Fundado em 1965 para atender crianças abandonadas, o Lar Santa Rita comemora nesta quinta-feira (11) meio século de existência em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Criada com o nome “Abrigo de Menores Necessitados de Dourados”, a entidade ainda atende crianças em situação de vulnerabilidade, mas sobram vagas para esses menores e há 12 anos o Lar diversifica o atendimento, mantendo em convênio com o município um centro de educação infantil.

De acordo com a diretora do Lar Santa Rita, Monica Roberta Marin de Medeiros, a entidade possui cinco casas para acolher menores abandonados ou em situação de vulnerabilidade, cada uma com capacidade para abrigar dez crianças de até sete anos de idade. Atualmente 30 crianças estão acolhidas na estrutura do Lar, todas encaminhadas pelo Conselho Tutelar.

No abrigo, as crianças ficam de seis meses a dois anos, até que a Justiça determine a guarda para algum familiar, em caso de impedimento dos pais.

Além do abrigo, o Lar Santa Rita conta com um centro de educação infantil, com capacidade para 350 alunos. A unidade funciona desde 2003 na sede do Lar, na Rua Toshinobu Katayama. Através de convênio com o município, 240 crianças de dois a cinco anos estão matriculadas no local.

Hoje à noite, para marcar o aniversário de 50 anos, será inaugurada a galeria dos ex-presidentes do Lar Santa Rita. A primeira a ocupar o cargo foi a pioneira Geni Ferreira Milan. Atualmente a entidade é presidida por Jaime Presoto de Oliveira, 19º a ocupar a presidência.

Estrutura – Com espaço físico de dez mil metros quadrados e 3.161 m² de área construída, o Lar Santa Rita possui biblioteca, piscina e uma quadra poliesportiva para recreação das crianças, campo de futebol, consultórios odontológico e médico, salão social, 14 salas de aula, parque de recreação, cinco casas-abrigo e está construindo um prédio de 500 metros quadrados, que ficará pronto em 2016 para funcionamento do almoxarifado, garagem e loja do bazar da pechincha.

A entidade é mantida por duas promoções anuais (feijoada e festa das crianças), pelo bazar da pechincha, por doações em dinheiro através de contas de energia elétrica e da locação da quadra para eventos, além do convênio com o poder público para o funcionamento do centro de educação infantil.

Nos siga no Google Notícias