ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Líder do Projeto Portal vai tentar acordo com Incra, mas pode “fechar as portas”

Aline dos Santos | 02/02/2011 12:47
Urandir vai propor acordo para não ter terras do Projeto Portal desapropriadas pelo Incra. (Foto: João Garrigó)
Urandir vai propor acordo para não ter terras do Projeto Portal desapropriadas pelo Incra. (Foto: João Garrigó)

Líder do Projeto Portal, comunidade instalada em Corguinho e que acredita em seres extraterrestres e se prepara para o apocalipse em 2012, Urandir Fernandes de Oliveira afirma que vai tentar um acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para reverter o processo de desapropriação de 400 dos 1.040 hectares da propriedade.

“A área da pesquisa ufológica não afeta tanto. Mas o turismo, que é o mais forte do projeto do projeto, prejudica totalmente”. Urandir relata que a proposta é ceder 250 hectares para o Incra.

No próximo dia 15, o processo de desapropriação de 1,4 mil hectares em Corguinho para atender remanescentes de quilombolas será discutido em audiência na Justiça Federal de Campo Grande.

s

Caso a desapropriação prossiga nos termos que já foram apresentados pelo Incra, o líder do projeto pretende comprar terras vizinhas ou até mesmo “fechar as portas” e levar a cidade esotérica para o Amazonas.

“Já temos uma base na Amazônia. Lá também tem a arqueologia. Encontramos uma cidade perdida”. Ele conta que a densa vegetação oculta as ruínas da cidade. “Podemos mostrar que a América do Sul é o berço da civilização”. No entanto, a descoberta não foi repassada a órgãos oficiais.

Turismo ufológico – Conforme Urandir, o Projeto Portal recebe 2.500 visitantes por mês, vindos de todo o Brasil, além de Estados Unidos, Japão, China e Europa. Ele reforça que o projeto mantém 800 empregos, entre diretos e indiretos, e sustenta a economia das cidades de Corguinho e Rochedo.

“Inclusive, os próprios descendentes dos quilombolas trabalham lá”. Aos visitantes, o local oferece hospedagem no hotel fazenda ou área de camping. Em geral, os turistas são associados ao projeto ou fazem doações.

Com a desapropriação, as atrações do ecoturismo seriam impactadas. Pois o projeto perderia a área com trilhas e cavernas.

Já o turismo ufológico se manteria intacto. Segundo o líder do projeto, é a localização que garante a Corguinho o título de um dos melhores pontos para avistar ovni (objeto voador não identificado).

“A localização é de 19 graus de latitude Sul, que tem hiperatividade vibracional”. E prossegue: “Antes do projeto, os moradores viam círculos redondos, luz na mata”. Ele assegura que em um único dia é possível avistar até 15 objetos não identificados no céu.

Irregularidades – Urandir Oliveira questiona os procedimentos do Incra e reclama de arbitrariedades. “O Incra fez medições sem fundamentação, a área é de minérios e todas as terras não são produtivas. Não têm condições de alimentar as pessoas”, salienta.

Ele também reclama do valor da indenização paga pelo Incra, de R$ 300 por hectare. Segundo Urandir, até mesmo os quilombolas com o título da área terão terras desapropriadas. Pelo estudo do Incra, outras 13 propriedades na região também integram a área reivindicada pelo governo federal.

Casas têm formatos exóticos, com promessa de resistir a terremotos e vendavais. (Foto: Projeto Portal)
Casas têm formatos exóticos, com promessa de resistir a terremotos e vendavais. (Foto: Projeto Portal)

Polêmica – Paranormal e ufólogo, Urandir ficou conhecido nos anos 90, acusado de forjar aparições de discos voadores na região de Corguinho.

Em 1998 o ufólogo Ademar Gevaerd acusou Urandir de simular a aparição de ovni com projeções de luz de objetos como uma caneta a laser, e fez demonstrações de "fenômenos" similares.

Depois disso, Urandir ficou um tempo no ostracismo e, em seguida, passou a vender lotes em Corguinho, pregando a construção de uma cidade esotérica para enfrentar o apocalipse, por conta do aquecimento global. São construções elaboradas com formatos exóticos, com promessa de resistir a terremotos e vendavais. O projeto existe há dez anos em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias