ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Líder terena, Joãozinho da Silva morre de covid-19 aos 57 anos

Joãozinho era diabético e tinha pressão alta, o que pode ter agravado os sintomas do novo coronavírus

Clayton Neves | 10/08/2020 11:35
Joãozinho da Silva era líder terena na Aldeia Ipegue, em Aquidauana. (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Joãozinho da Silva era líder terena na Aldeia Ipegue, em Aquidauana. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Internado com covid-19 desde domingo (9), Joãozinho da Silva morreu na manhã desta segunda-feira (10), em Campo Grande, aos 57 anos. A morte do líder terena  foi confirmada pela filha dele nas redes sociais e é o 15° óbito da etnia na região de Aquidauana, que vive surto da doença no território terena.

“Gostaríamos de agradecer a todos que estiveram com nós orando pelo meu pai, mas venho informar que papai não resistiu e veio a óbito. Tenho certeza que ele lutou até o fim, pois não queria nos deixar dessa forma”, diz o texto publicado pela filha, Iara Terena.

Joãozinho era diabético e tinha pressão alta, o que pode ter agravado os sintomas do novo coronavírus. O corpo será levado levado para a Aldeia Ipegue, em Aquidauana, onde será enterrado.

O líder terena foi um dos primeiros índios de Mato Grosso do Sul a concluir o curso de técnico de indigenismo, ainda na década de 80. Ele também foi coordenador da Funai no Estado.

Alerta – No último dia 21, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez  alerta sobre o aumento de casos de covid-19 nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. Durante live ele pediu que as prefeituras tomassem providências e fizessem ações efetivas nas comunidades, lembrando que o público precisa de “atenção especial”.

No Estado, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de 50 mil indígenas, sendo cerca de 10 mil nas cidades e o 40 mil na área rural. As etnias mais comuns são Guarani Kaiowá, Terenas e Kadiwéus.

No Brasil, o número de indígenas contaminados ultrapassa os 16,1 mil e as mortes 549.

Nos siga no Google Notícias