ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Mãe de “feto de pedra”, dona Daniela criou 7, mas tinha “medo de médico”

Com a cara e a coragem, Daniela cuidou dos filhos, 30 netos e 5 bisnetos na fronteira de MS

Por Anahi Zurutuza | 19/03/2024 20:35
Indígena kaiowá, dona Daniela viveu por 81 anos na zona rural de Aral Moreira (Foto: Arquivo de família)
Indígena kaiowá, dona Daniela viveu por 81 anos na zona rural de Aral Moreira (Foto: Arquivo de família)

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança", diz o provérbio africano, muito difundido entre comunidades educacionais.

O feto calcificado, cuja suspeita de médicos é que tenha passado cinco décadas no abdômen de paciente do Hospital Regional de Ponta Porã (MS), seria irmão de sete – seis mulheres e um homem –, tio de 30 crianças, adolescentes e adultos, e tio-avô de 5. Descoberto durante tomografia computadorizada, feita para verificar qual o motivo das dores que idosa de 81 anos sentia, o bebê “litopédio”, como é chamado na Medicina, era filho da dona de casa Daniela Almeida Vera.

Moradora de uma agrovila em Aral Moreira – município a 376 km de Campo Grande –, dona Daniela era kaiowá e, com a coragem da etnia indígena conhecida por ser aguerrida, criou os filhos, netos e bisnetos na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mas tinha “medo de médico”, relata um dos filhos, Vanderlei Avalo Almeida.

A mãe sempre ignorou uma dorzinha abdominal que a incomodava, até que na semana passada sofreu uma queda. “A partir daí que ela começou a sentir dor mesmo, sabe? Começou a ficar tonta, fraca, até que foi se consultar no posto de saúde”.

O filho conta que a mãe era teimosa, nunca ouviu os apelos dele e das irmãs para que fosse ao médico. “Ela tomava algum remédio e passava a dor, e assim ela continuava. Não queria ir ao médico porque ela achava que era tumor, tinha medo de cirurgia”.

Na semana passada, dona Daniela não escapou. Chegou ao Hospital Regional de Ponta Porã com quadro de infecção que se espalhava por todo o corpo. A idosa teve de ser induzida ao coma para ser intubada e foi durante o exame de imagem, em busca do causa da inflamação gravíssima, que médicos localizaram o feto.

Conforme nota, divulgada nesta terça-feira (19) pelo Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, a tomografia 3D diagnosticou a presença de feto calcificado – condição rara chamada de litopedia, consequência de uma gravidez ectópica (gestação em que o óvulo fertilizado é implantado fora do útero) que evolui para morte fetal e calcificação.

“A partir da infecção constatada, equipe médica da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) decidiu pela realização cirúrgica de emergência, com a finalidade de remover o feto e controlar o processo infeccioso. Vale ressaltar que em virtude da sepse apresentada – doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo –, a cirurgia foi adotada como medida para tentar impedir o óbito da paciente, no entanto, sem sucesso.”

Vanderlei afirma que receber a notícia da morte da matriarca foi a pior da vida dele. “Um dia antes, ela falou que melhorou, mas no outro dia recebemos a notícia que ela tinha falecido. Eu estava no serviço, mas deixei tudo pra trás. Quando cheguei aqui em casa, encontrei todas minhas irmãs chorando”.

Feto calcificado no abdômen de paciente do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) (Foto: Tomografia/Reprodução)
Feto calcificado no abdômen de paciente do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) (Foto: Tomografia/Reprodução)

O caso – Conforme noticiado em primeira mão pelo Campo Grande News, nesta segunda-feira (18), a suspeita inicial era que o feto papiráceo, quando ocorre espécie de mumificação do bebê morto, estivesse com a paciente há pelo menos 56 anos, quando ela relatou ter tido o último parto. Depois, médicos descobriram que, na verdade, se tratava de um caso de litopedia.

Situações como essa podem acontecer em gestações de um ou mais fetos. Quando um deles morre, o organismo pode rapidamente absorver os fluídos fetais, fazendo com que haja o "sumiço" parcial ou total daquela formação. A chamada SGD (Síndrome do Gêmeo Desaparecido) é mais comum do que se pensa. Para o Whitecast, podcast especializado em conteúdo médico, o ginecologista e obstetra formado pela Universidade Estadual de Londrina, João Marcelo Coluna, explicou que cerca de 50% das gestações gemelares chegam ao fim com apenas um dos bebês.

Quando não há o desaparecimento por completo, pode haver formação do feto papiráceo ou litopédio.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias