ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Maior produtora de grãos de MS, Maracaju completa 97 anos

Famosa também por festa gastronômica, a cidade comemora sua emancipação político-administrativa

Mariely Barros | 11/06/2021 06:39
Imagem aérea do município de Maracaju, a 160 km da Capital (Foto: Divulgação)
Imagem aérea do município de Maracaju, a 160 km da Capital (Foto: Divulgação)

Maracaju, distante 160 km de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira (11) seus 97 anos de emancipação político-administrativa, conquistada em 1928, quando a cidade deixou de pertencer a Nioaque.

O município nasceu da transferência de uma farmácia durante o surto de malária de 1923 para a região, o estabelecimento que ficava na cidade vizinha, Sidrolândia, se mudou para as terras onde hoje se ergue a cidade de Maracaju, a pedido de moradores.

O dono da farmácia, João Pedro Fernandes, conhecido por seu espírito empreendedor, procurou instalar também uma escola nas terras, e com o apoio dos moradores organizou a “Sociedade Incentivadora da Instrução de Maracaju”, instalada em 25 de dezembro de 1923.

A Festa da Linguiça de Maracaju, que hoje é intitulada a maior festa gastronômica do estado, acontece desde 1994, e trouxe fama à cidade que costuma receber de 20 a 25 mil pessoas durante as edições anuais do evento.

Maior produtora de grãos de soja e milho do Estado, a cidade se desenvolveu muito economicamente com a agricultura e pecuária, tendo como base as culturas de soja, milho e cana de açúcar.

No último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município apareceu como a 3ª maior economia do Estado e como 11º maior produtor de soja do Brasil. A população estimada da cidade em 2020 era de 48.022 pessoas.

Nos siga no Google Notícias