ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Mudança em nomes de ruas revolta comerciantes e prefeito diz que Justiça obrigou

Prefeito explicou que, por lei, ruas não podem ter nomes de pessoas vivas.

Caroline Maldonado | 10/06/2021 08:46
Prefeito garante que todas as ruas com nomes alterados se referiam a pessoas vivas e as novas nomenclaturas prestam homenagens a pioneiros (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sonora)
Prefeito garante que todas as ruas com nomes alterados se referiam a pessoas vivas e as novas nomenclaturas prestam homenagens a pioneiros (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sonora)

O aniversário da cidade trouxe um presente de grego para comerciantes de Sonora, a 364 quilômetros da Capital, que estão revoltados com a mudança em nomes de cinco ruas da cidade. O prefeito Enelto Ramos (DEM) anunciou a alteração durante o aniversário de 33 anos do município. Ninguém entende o motivo da mudança, já que isso pode gerar custos diversos para quem tem empresas nesses locais. Enquanto os empresários ameaçam buscar o Ministério Público contra a decisão, o prefeito assegura que só está cumprindo uma determinação judicial para não ter que pagar multa de R$ 5 mil por dia. Ele relata que a Justiça quer que o município não utilize nomes de pessoas vivas em ruas, conforme determina a Lei Federal nº 6.454.

Um dos comerciantes, que já se prepara para questionar a mudança na Justiça, Luís Alberto Pires, 61 anos, sugere que novas ruas recebam nomes de homenageados. “Prefeito, juiz e promotor não deveriam estar preocupados com mudar nomes de ruas. Não sou contra, mas homenageie pessoas com nomes em novas ruas e não mudando as mais antigas da cidade, o que vai gerar custos para todos os empresários”, reclamou.

Prefeito Enelto Ramos (DEM) disse que está buscando soluções para evitar que comerciantes tenham custos com alteração em nomes de ruas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Prefeito Enelto Ramos (DEM) disse que está buscando soluções para evitar que comerciantes tenham custos com alteração em nomes de ruas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ciente do transtorno que a alteração gera aos comerciantes, Enelto informou que está buscando formas de contornar a situação. “Recebi essa determinação no ano passado e também fui contra. Os advogados da Prefeitura fizeram de tudo para evitar isso, mas fomos obrigados. Fiz o projeto que recebeu apoio unânime dos vereadores e agora, estou trabalhando para diminuir esse impacto negativo”, comentou o prefeito, ao destacar que vai buscar uma forma de isentar empresários de taxas para alteração dos nomes das ruas em seus documentos. Ele pretende buscar a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems) e Receita Federal.

Ruas - O prefeito garante que todas as ruas com nomes alterados se referiam a pessoas vivas e as novas nomenclaturas prestam homenagens a pioneiros que contribuíram com o município. Na entrada da cidade, a Rua Dr. João Leite Shimidt agora é Avenida Antônio de Oliveira Neto.

Uma das mais importantes da área comercial, a Rua Dr. Marcelo Miranda Soares agora recebe o nome de Edson Aparecido Fernandes de Campos. A Rua dos Buritis passa a ser Rua Nadir Soares Alves. A Rua Beat Rolf Stuki, nome de alguém que mora em Sonora segundo o prefeito, mudou para Laudir Abreu da Rosa. A Rua Ângelo Ricardo Mosele passou a ser Rua Antônio Viana.

Nos siga no Google Notícias