ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Coronel Sapucaia comemora 35 anos de emancipação política

Município está localizado na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai

Mariely Barros | 24/05/2021 07:43
Vista aérea do município de Coronel Sapucaia (Foto: Segov)
Vista aérea do município de Coronel Sapucaia (Foto: Segov)

Coronel sapucaia, distantes 420 km de Campo Grande e na fronteira do Brasil com o Paraguai, completa hoje (24) seus 35 anos de emancipação política,  com uma população estimada de 14.064 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística).

Coronel Sapucaia foi um dos distritos do ″Patrimônio da União″ do município de Ponta Porã, sendo que seu primeiro nome era Nhu-Verá. Por ali entravam a maioria dos paraguaios concentrados pela Cia. Mate Laranjeira, que estrategicamente montou um posto de abastecimento para a exploração de erva-mate. Os paraguaios iam a pé, e chegando a esse local, de longe avistaram os extensos campos que brilhavam ao reflexo do sol, batizando o lugar de Nhu-Verá (nome discritivo em língua guarani, que significa ″Campo que Brilha″).

Em 24 de maio de 1985, data em que hoje é comemorado o aniversário da cidade, foi implantada no distrito a subprefeitura, sendo nomeado Cirineu Antônio Garcia para exercê-la.

O movimento pela emancipação do Distrito e comunitárias, apoiados por grande parcela da população, resultou na elaboração do Projeto de Lei de autoria dos deputados estaduais Onevan de Matos e Zenóbio dos Santos que instituía o Município de Coronel Sapucaia, originando-se a partir daí, a Lei 632/85, de 31 de dezembro de 1985, que finalmente tornava Coronel Sapucaia um Município.

O nome atual da cidade é uma homenagem ao Coronel Orlando Olsen Sapucaia, militar nascido em Ponta Porã, que dedicou parte de sua vida ao serviço social, ajudando a população.

Nos siga no Google Notícias