ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Lojas reabrem em Dourados, mas bares e shopping continuam fechados

Prefeita Délia Razuk disse que restrições serão retomadas se população não colaborar para manter baixo índice de contágio

Helio de Freitas, de Dourados | 06/04/2020 13:31
Soldados do Exército montam barracas para triagem de pacientes ao lado do Hospital da Vida (Foto: Hédio Fazan/Dourados News)
Soldados do Exército montam barracas para triagem de pacientes ao lado do Hospital da Vida (Foto: Hédio Fazan/Dourados News)

Depois de duas semanas de portas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, o comércio volta a funcionar nesta terça-feira (7) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Para permitir a reabertura, a prefeitura definiu série de medidas para evitar aglomeração de pessoas e ações de higiene para conter a disseminação do vírus. Até hoje, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul tem seis casos confirmados de Covid-19.

Em comunicado divulgado pelo Facebook, a prefeita Délia Razuk (PTB) pediu a colaboração de toda a população e avisou se for necessário que pode retomar as restrições.

“Estamos começando a flexibilizar as regras, mas o foco ainda é o combate ao novo coronavírus e esperamos a colaboração de todos para evitar o contágio”, afirmou. As lojas voltar funcionar em Dourados no horário rotineiro, das 8h às 18h.

O assessor especial do gabinete e representante da prefeita no comitê de combate ao coronavírus, Alexandre Mantovani, informou que vão continuar fechadas as casas noturnas, pubs, tabacarias e boates. Também não poderão reabrir amanhã as academias de ginástica, teatro, cinema, clubes recreativos, igrejas e demais tempos religiosos e o Shopping Avenida Center.

Lojas e restaurantes podem funcionar, mas com apenas 30% da capacidade de atendimento e espaçamento nas filas de dois metros entre as pessoas. Os estabelecimentos deverão colocar marcação no chão.

Salões de beleza e barbearias poderão atender com agendamento e sem aglomeração de pessoas e o transporte coletivo volta a operar, com 70% de capacidade dos ônibus e adoção de medidas de higiene.

Hotéis e demais estabelecimentos que hospedam pessoas deverão avisar o comitê contra o coronavírus sobre recepção de hospedes de outros países. As feiras livres continuam funcionando com espaçamento mínimo de três metros entre as barracas. A prefeitura informou que as aulas na Rede Municipal de Ensino continuam suspensas e o toque de recolher está mantido das 22h às 5h.

Nos restaurantes, fica proibido juntar mesas e cada mesa deverá ter no máximo quatro cadeiras, além da disponibilização de materiais de higiene. As lojas ficam proibidas de fazer campanha publicitária de ofertas, para não aglomerar clientes.

Os órgãos da administração pública municipal retomam as atividades amanhã, mas com afastamento de pessoas dos grupos de risco.

O médico Frederico Oliveira Weissinger, porta-voz do comitê contra o coronavírus, disse que a flexibilização das regras vai servir como termômetro.

“Estamos com números de casos dentro do esperado. O fechamento do comércio tem grande impacto econômico e não seria possível manter tudo fechado até setembro. Em Dourados não temos transmissão comunitária, mas se tiver necessidade de outro ‘aperto’, isso será recomendado à prefeita. Estamos tentando meio termo, entre a parte econômica e a saúde”, afirmou.

Mais barracas – Nesta segunda-feira, equipes do Exército e da prefeitura começaram a instalar mais barracas ao lado do Hospital da Vida. Quarteirão da Rua Ciro Melo foi fechado para a instalação da estrutura que será usada, se necessário, para atender pacientes com suspeita de coronavírus.

Frederico Weissinger disse que a prefeitura está preparando a divisão do hospital em duas partes, para separar pacientes de Covid-19 dos demais internados, também como forma de tentar evitar a proliferação do vírus. Barracas já tinham sido montadas pela Defesa Civil em frente ao hospital e em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas ainda não foram utilizadas.

Nos siga no Google Notícias