ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Mesmo sem caso de chikungunya, saúde intensifica mutirões para combater mosquito

Helio de Freitas, de Dourados | 06/11/2014 11:41
Neste ano foram feitos 96 mutirões até outubro e prefeitura diz que índice de infestação é baixo na cidade (Foto: Eliel Oliveira)
Neste ano foram feitos 96 mutirões até outubro e prefeitura diz que índice de infestação é baixo na cidade (Foto: Eliel Oliveira)

Até agora sem registrar casos da febre chikungunya, o município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, intensificou os mutirões de limpeza nos bairros e as campanhas de conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a outubro foram feitos 96 mutirões para eliminar focos do inseto e acabar com os criadouros que geralmente são encontrados nos quintais, como pneus velhos, garrafas e outros recipientes onde a água fica acumulada.

A saúde pública atribui a esse trabalho de limpeza e de orientação dos moradores o baixo índice de infestação do mosquito. O levantamento mais recente mostrou que a infestação é de 0,7%, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. Entretanto, com as altas temperaturas e chuvas constantes a tendência é de maior infestação do mosquito.

No mês passado, a Secretaria de Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul começou a preparar agentes de controle de vetores e equipes da atenção básica para combate e tratamento da febre chikungunya. O coordenador de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde Gilmar Cipriano Ribeiro esteve na cidade para repassar informações do Ministério da Saúde sobre a doença.

A febre se dissemina de três a quatro vezes mais rápido do que a dengue e a morbidade dela também é maior. O paciente sente dores mais fortes e pode demorar de três meses a dois anos para se recuperar. No entanto, a forma de evitar é a mesma: reduzir os focos do mosquito transmissor.

“Não existem vacinas ou remédios que previnam essas doenças, nós tratamos os sintomas. Por isso é importante a população permanecer em alerta e cuidar dos quintais, da eliminação de focos do Aedes aegypti. É a forma mais efetiva de evitar as doenças”, afirmou o gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos.

Apoio da UFGD – A Universidade Federal da Grande Dourados também entrou na campanha contra a febre chikungunya. A pró-reitoria de administração lançou alerta à comunidade acadêmica sobre as doenças transmitidas nessa por mosquitos nessa época do ano.

Para evitar a dengue e a febre chikungunya, a universidade informa a estudantes, funcionários e professores que além de acabar com a água parada, é preciso tomar outras medidas, como colocar areia em vasos de plantas, fazer periodicamente a limpeza de calhas, piscinas e aquários, instalar telas em janelas para evitar a entrada de mosquitos, armazenar o lixo de forma correta, adotar o uso de repelentes e lavar diariamente as vasilhas de água de animais domésticos.

“O objetivo da UFGD é conscientizar a população acadêmica em todas as unidades da instituição, estimulando e formando agentes sensibilizados quanto aos cuidados de prevenção e combate às doenças transmitidas por mosquitos e que requerem medidas simples para seu controle”, informou a assessoria de comunicação da UFGD.

A reitoria tem feito também ações de educação ambiental, como a instalação de coletores seletivos nas unidades e a abertura do Ecoponto da Unidade 2, local que recebe, seleciona e envia materiais dispensáveis para reciclagem.

Agentes de saúde vistoriam residência em bairro de Dourados durante mutirão contra Aedes aegypti (Foto: Eliel Oliveira)
Agentes de saúde vistoriam residência em bairro de Dourados durante mutirão contra Aedes aegypti (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias