ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MP investiga denúncia de milícia formada na Guarda Municipal

Prefeitura nega “serviço de inteligência”, mas prefeita Délia Razuk tem até o dia 20 deste mês para prestar informações ao MP

Helio de Freitas, de Dourados | 15/05/2019 15:01
Guarda Municipal com preso em frente à delegacia da Polícia Civil em Dourados (Foto: Divulgação)
Guarda Municipal com preso em frente à delegacia da Polícia Civil em Dourados (Foto: Divulgação)

A prefeita Délia Razuk (PR) tem até o dia 20 deste mês para prestar informações ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul sobre a formação de uma milícia ilegal dentro da Guarda Municipal de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. A denúncia foi feita no final de março à Ouvidoria do MP e está sendo investigada pelo promotor Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça. O denunciante é mantido em sigilo.

De acordo com a denúncia, a milícia foi criada com o nome de “serviço de inteligência” para fazer investigações sigilosas sem amparo legal. Outra missão da milícia à paisana, segundo a denúncia, seria vigiar integrantes da própria corporação, contrários ao comando e à atual administração municipal.

A denúncia, cujo autor é mantido em sigilo, revela que os integrantes da suposta milícia não cumprem a escala de plantão e estão “à vontade na administração”. Outra irregularidade apontada seria a designação de guardas em estágio probatório, com menos de um ano na corporação.

No ofício enviado no dia 10 deste mês à prefeita Délia Razuk, o promotor Ricardo Rotunno pergunta qual a previsão legal para a criação de um setor de investigação na Guarda Municipal e qual fundamento utilizado para a dispensa de alguns guardas municipais do cumprimento de escalas de plantão.

O promotor também questiona a prefeita sobre o papel que o ex-comandante Silvio Reginaldo Peres Costa continua desempenhando na corporação. A denúncia aponta Silvio como o responsável pelo serviço de inteligência. Guarda municipal de carreira, ele foi exonerado do comando em janeiro deste ano.

Prefeitura – Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a prefeitura informou a Campo Grande News que o serviço de inteligência não existe.

“Existe apenas a orientação para que a Guarda Municipal informe a Secretaria de Governo sobre fatos de interesse público na área de segurança, tal como depredação de prédios públicos, furtos de materiais disponibilizados à população (fiação elétrica, placas de sinalização, etc.), exatamente para que sejam informados os órgãos públicos de segurança (polícias Civil e Militar), no sentido de providências”, informou a prefeitura.

Sobre o ex-comandante na corporação, a prefeitura afirma que Silvio Reginaldo Peres Costa não desempenha nenhum papel institucional, “o qual, segundo orientação do Governo Municipal cabe ao comandante geral da corporação decidir sobre as ações a serem implementadas, caso a caso”.

Nos siga no Google Notícias