ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MP pede condenação de piloto por associação ao tráfico no furto de aeronave

MPMS contestou absolvição de Edmur Guimara em parte das acusações envolvendo o furto da aeronave, em 2019

Silvia Frias | 02/08/2021 13:38
MPMS pede condenação do piloto Edmur e outros dois réus por furto de aeronave (Foto/Arquivo)
MPMS pede condenação do piloto Edmur e outros dois réus por furto de aeronave (Foto/Arquivo)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu a condenação por associação ao tráfico e formação de organização criminosa de todos os envolvidos no furto de aeronave do aeroporto de Paranaíba, a 422 quilômetros de Campo Grande, ocorrido no dia 18 de junho de 2019.

Em sentença de julho deste ano, a juíza Nária Cassiana da Silva Barros, absolveu o piloto Edmur Guimara Bernardes, Adevasilon Ribeiro e o segurança Idevan de Oliveira dos crimes de associação ao tráfico e formação de quadrilha, por considerar que restavam dúvidas sobre a participação deles nos crimes.

Edmur Guimara Bernardes foi sentenciado a 4 anos, 10 meses e 22 dias por furto qualificado, atentado à segurança de transporte aéreo e falsa comunicação de crime. Adevailson Ribeiro foi condenado a 3 anos e 6 meses de reclusão pelo furto qualificado. Idevan de Oliveira foi absolvido de todas as acusações.

No recurso de apelação protocolado no dia 29 de julho, o promotor Leonardo Dumont Palmerston lista várias justificativas para a condenação dos três réus nos crimes de associação ao tráfico e formação de quadrilha e, no caso de Idevan de Oliveira, no furto qualificado e na falsa comunicação de crime.

A promotoria se baseia no relatório da Polícia Civil, que chegou a conclusão que todos “estavam ajustados para a prática do crime já há alguns meses antes do fatídico dia”.

As versões dos envolvidos, principalmente, do piloto e do segurança do aeroporto, apresentaram grandes divergências de horários, dinâmicas e de autores. O MPMS também citou a obstrução à Justiça, quando o piloto chegou a dar descrição dos criminosos para retrato falado.

Na justificativa, consta o material coletado na fase de investigação, em que áudios de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) evidenciam que o roubo de aeronaves já era plano previsto desde fevereiro de 2019. Também constam as imagens do dia do furto, que mostram a participação de, pelo menos, outros seis homens e a desenvoltura do piloto que, segundo a condenação, não condiz com a vítima de roubo e cárcere como ela havia alegado.

A promotoria levantou ainda o depoimento prestado por Adevailson Ribeiro, o “Zóio”, que confessou participação do crime à Polícia Civil, mas negou qualquer envolvimento na fase processual.

Desenvolvtura de Edmur levantou suspeitas na fase da investigação (Foto/Reprodução)
Desenvolvtura de Edmur levantou suspeitas na fase da investigação (Foto/Reprodução)

Segundo “Zóio”, em depoimento à polícia, “o plano foi forjado e orquestrado por Edmur”, que precisava de álibi para não levantar suspeitas contra ele. Idevan de Oliveira, de acordo com ele, teria conhecimento da simulação do roubo com cárcere privado.

O objetivo do grupo era ir até a Bolívia para treinamento para comando de aeronaves, onde Adevailson iria trabalhar como narcopiloto para homem identificado como Vitor, primo do “Marcola do PCC” (Marcos William Herbas Camacho). O ganho seria de 45 mil dólares por viagem, transportando drogas para facção.

No celular de Adevailson Ribeiro, ainda consta que há elementos que comprovam a participação no crime, que era de conhecimento até da família dele, com conta disponível para depósito dos valores.

Com base nessas informações, o MPMS pede que todos sejam condenados por associação ao tráfico e organização criminosa. No caso de Idevan, absolvido de todo os crimes, que também seja condenado pelo furto da aeronave e falsa comunicação ao crime, por ter participado da versão apresentada por Edmur Guimara.

O MPMS também pede que a Justiça reverta a liberação da Nissan Frontier do piloto, que havia sido apreendida.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também