ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MPE dá prazo para que Prefeitura explique abandono de balneário

A Promotoria do meio ambiente constatou situação de total abandono e pede que Prefeitura tome providências

Izabela Sanchez | 29/05/2018 15:34
Situação do balneário foi fotografada pelo promotor (Reprodução)
Situação do balneário foi fotografada pelo promotor (Reprodução)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) emitiu recomendação para que a Prefeitura de Bonito, a 257 km de Campo Grande, tome providências sobre o abandono do balneário municipal da cidade. A Prefeitura tem 5 dias para responder ao MPE e apresentar uma proposta que melhore as condições do local.

A recomendação é movida pelo promotor Alexandre Estuqui Júnior. No documento divulgado no Diário Oficial desta segunda-feira (28), ele explica que o balneário arrecada R$2.258.947,00, mas critica a falta de investimento no local. “Não se sabe o quanto é revertido para a manutenção de tal atrativo municipal”, afirma a recomendação.

“Considerando a grande arrecadação anual, é inadmissível que o Balneário Municipal de Bonito apresente péssimas condições estruturais e higiênicas dos banheiros, os quais não tem as mínimas condições de receberem visitantes. É inadmissível que existam no Balneário Municipal lixeiras em condições precárias, que, além de esteticamente inadequadas, facilitam que os animais silvestres tenha acesso aos lixos nelas depositadas”, afirma.

Além disso, a Prefeitura é alvo de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) resultado de um inquérito civil de 2015. No TAC a administração teria se comprometido a melhorar as condições do balneário, o que não foi cumprido. Um dos pontos da recomendação também refere-se à quantidade incontrolada de turistas municipais, que ganham cortesias para acessar o local. A recomendação afirma que a administração deixa de arrecadar R$278.000,00 com as cortesias.

“O TAC fala sobre várias coisas, sobre o controle de entrada, a questão das obras, a capacidade do atrativo turístico. O que a gente achou de relevante é essa questão do balneário que tira um dinheiro absurdo, e está jogado às traças, só estão arrecadando e não estão investindo. É o que também está acontecendo com a gruta”, comentou o promotor.

Situação dos banheiros foi considerada inadequada pelo MPE (Reprodução)
Situação dos banheiros foi considerada inadequada pelo MPE (Reprodução)

Recomendações - Entre as recomendações o MPE pede que a Prefeitura realize obras de manutenção e de reforma no Balneário Municipal, dignas de um dos maiores e melhores atrativos turísticos e de lazer do município; retire, em caso de descumprimento às leis ambientais, todas as construções que estejam em área de preservação permanente dentro do complexo do Balneário Municipal de Bonito; efetue o controle de entrada e saída de pessoas que frequentam o Balneário Municipal de Bonito (nome, documentos de identidade etc.), abrangendo visitantes, cidadãos Bonitenses e cortesias.

A recomendação também e exige critérios para concessão de cortesias e o cumprimento integral do TAC. O promotor explicou que se a proposta da Prefeitura não for satisfatória o MPE deve ingressar com ação para que o balneário seja fechado.

“Seria a questão de improbidade, pelo descumprimento, a gente vai revisitar o TAC, que tem várias cláusulas. Se não trouxerem nenhuma proposta, nós vamos entrar com uma ação para tentar fechá-lo. Isso é tudo dinheiro público que está sendo jogado fora”, explicou.

Balneário interditado - Por telefone, o Procurador-geral do município, José Anezi de Oliveira, explicou que a Prefeitura pretende cumprir todas as recomendaçãoes. Além disso, a administração explicou que parte das reformas pedidas na recomendação já estão sendo cumpridas. O balneário está interditado e só deve abrir em julho, segundo o procurador.

“No balneário a reforma é imprecindível. Bonito nunca teve tanta chuva como no ultimo temporal, houve uma devassa no balneário. O rio saiu da comporta e vazou e ele fez um estrago muito grande. Em decorrência interditamos o balneário e vai continuar interditado até a conclusão das obras. Nós fomos obrigados a mudar o sistema de tratamento de esgoto por conta de uma reforma nos banheiros”, explicou.

Nos siga no Google Notícias