ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MPE pede na Justiça remoção de presos em cadeia superlotada

Aline dos Santos | 06/08/2013 12:00

O MPE (Ministério Público Estadual) pede na Justiça a remoção de presos e que a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) assuma a cadeia pública de Nova Andradina, a 300 km de Campo Grande.

A ação civil pública é resultado de inquérito civil, instaurado em julho de 2011, que apontou “deplorável situação da carceragem existente na 1ª Delegacia de Polícia Civil”.

O local chegou a contar com mais de 100 presos, porém a capacidade máxima para 24 detentos provisórios. Atualmente, são 61 presos, fiscalizados por apenas um policial civil.

Além da superlotação, foram relatados os seguintes problemas: falta de segurança, ausência de atendimento aos direitos básicos previstos na Lei de Execução Penal, violação a preceitos básicos previstos no Código de Processo Penal e policiais civis e militares em claro desvio de função.

Com pedido de liminar, o Ministério Público quer a remoção dos presos excedentes, proibição de permanência de presos condenados e daqueles que extrapolarem o limite de vagas.

Nos siga no Google Notícias