Mutirão oferece exames voltados ao diagnóstico precoce do câncer de próstata
Ação do Hospital Universitário da UFGD atenderá pacientes de forma espontânea até sexta-feira

A partir desta segunda-feira (24) até sábado (29), o HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realiza um mutirão voltado à saúde do homem. A iniciativa integra as ações do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O atendimento será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, das 7h às 10h, até sexta-feira (28). Os interessados devem comparecer diretamente ao HU-UFGD e passar por uma pré-triagem feita em duas salas da UMC (Unidade da Mulher e da Criança), seguida da coleta imediata no laboratório.
- Leia Também
- Corumbá inicia mutirão para regularizar documentação de migrantes e refugiados
- Ação gratuita ajuda idosos a definir cuidados e proteção dos bens no futuro
Durante a ação, serão feitos exames de PSA, consultas urológicas, procedimentos cirúrgicos e avaliações por imagem. O hospital destaca que serão disponibilizados 350 testes de PSA, exame de sangue que mede o antígeno prostático específico e auxilia na detecção de alterações prostáticas, como inflamação e no rastreamento do câncer de próstata. A unidade reforça que se trata de um procedimento simples e rápido, essencial para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento dos pacientes com alterações aos especialistas.
As consultas de urologia ocorrerão no sábado (29), das 7h às 17h. Quem realizar o exame de PSA deverá retornar no mesmo dia para atendimento médico. Podem participar homens a partir de 50 anos, além de homens de 45 a 49 anos com fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata, e aqueles que apresentam sintomas urinários, entre eles dificuldade para urinar, jato fraco ou interrompido, aumento da frequência urinária e dor ao urinar ou ejacular.
O mutirão também inclui outros procedimentos, como vasectomias, biópsias de próstata, ecocardiogramas, ultrassonografias de próstata e de bolsa escrotal, além de colonoscopias. Para esses atendimentos, é necessário encaminhamento via Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

