A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

11/01/2016 13:22

Nível do Rio Taquari sobe e ribeirinhos se preocupam com possível enchente

Renata Volpe Haddad
Há três anos, nível do Rio Taquari não subia tanto. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)Há três anos, nível do Rio Taquari não subia tanto. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)

O nível do Rio Taquari em Coxim, distante 260 km de Campo Grande, chegou a marcar na manhã desta segunda-feira (11) 4,75 metros, conforme dados da ANA (Agência Nacional de Águas) e isso preocupa a população ribeirinha, já que as chuvas não dão trégua.

Segundo o Geógrafo e Assessor Técnico do Cemtec, Carlos Eduardo Borges Daniel, entre os dias 1º e 11 de janeiro já choveu 152,6 milímetros em Coxim, ou seja, 61,23% do nível histórico de chuva já registrado para o mês no município, que é de 248,8%.

Na última sexta-feira (8), foram registrados 39,6 mm de chuva em Coxim. Ontem (10), durante a chuva que atingiu o município, os ventos chegaram a 47,52 quilômetros por hora e o volume acumulado de chuva registrado foi de 27 mm.

De acordo com informações do site Edição de Notícias, o nível da água já atinge o quintal da residência da pescadora aposentada Abenir Jesus de Brito, de 63 anos, mais conhecida como dona “Bene” já começou a levantar os móveis da casa.

Ribeirinhos estão preocupados com possível enchente. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)Ribeirinhos estão preocupados com possível enchente. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)

A dona de casa Berenice da Costa Lima, de 76 anos, informa que há três anos a água do Rio Taquari não invade a casa dela e dos demais ribeirinhos, que moram na rua Afonso Pena, mas, devido ao grande volume de chuvas na região neste mês, ela acredita que o rio pode transbordar em alguns pontos nos próximos dias. “Acho que tem muita chuva vindo por ai e a água já tá batendo no quintal de casa, o jeito é continuar rezando e pedindo pra Deus pro pior não acontecer”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil Gilberto Portela Lima, informou que apesar de ainda não haver a necessidade de emissão de alerta, a população ribeirinha de Coxim deve continuar atenta devido à previsão de mais chuva nos próximos dias.

Água já está chegando no nível da calçada. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)Água já está chegando no nível da calçada. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)
Previsão é de mais chuvas durante os próximos dias. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)Previsão é de mais chuvas durante os próximos dias. (Foto: Angela Bezerra/ Edição de Notícias)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions