A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

30/04/2013 07:10

Novo Horizonte do Sul e Japorã fazem aniversário nesta terça-feira

Gabriel Neris
Visão aérea do município de Japorã, localizado a 487 km da capital sul-mato-grossense (Foto: Divulgação)Visão aérea do município de Japorã, localizado a 487 km da capital sul-mato-grossense (Foto: Divulgação)
Praça central de Novo Horizonte do Sul, que hoje comemora 21 anos de fundação (Foto: Divulgação)Praça central de Novo Horizonte do Sul, que hoje comemora 21 anos de fundação (Foto: Divulgação)

Os municípios de Novo Horizonte do Sul e Japorã estão em festa terça-feira (30). Os moradores comemoram 21 anos de fundação.

Novo Horizonte do Sul está localizado a 329 quilômetros de Campo Grande. Os trabalhadores se uniram reivindicando terras, juntamente com os governos estadual e federal. Entre 1965 e 1980, o governo criou o novo modelo agrícola, incentivando o plantio de soja e de outras lavouras mecanizadas.

A terra era fértil, mas na venda de produtos os preços não eram cotados. O comércio também era explorador.

As famílias se organizavam em grupos, respeitando as comunidades com origem paraguaia. Cada grupo tinha uma liderança e comissões. Os grupos de trabalho, alimentação, saúde e higiene celebravam os atos religiosos. Os cadastros das famílias eram feitos em Mundo Novo obedecendo aos critérios de ser casado, ter menos de 60 anos e solteiros com idade superior a 21 anos.

A divisão da área foi programada com lotes de 25 hectares e chácaras com até seis hectares.

A Gleba Novo Horizonte do Sul pertencia ao município de Ivinhema. Com o rápido desenvolvimento surgiu à luta pela emancipação política.

Japorã – Pequeno vilarejo localizado no extremo sul de Mato Grosso do Sul, o município foi fundado por famílias do interior paulista. Mas a história teve início quando algumas famílias se instalaram para derrubar as matas para a exploração da agricultura.

Com o projeto de reforma agrária, 72.978 hectares de terras foram divididos em quase 1,5 mil lotes rurais, tendo início à verdadeira colonização.

Japorã era resumida em somente uma rua. A Vila Japorã passou a ser distrito do município de Mundo Novo, em 1981.

Corpo de pescador que estava desaparecido há quatro dias é encontrado boiando
O corpo do pescador João Dias da Silva, 54, desaparecido desde sexta-feira (23), foi encontrado às margens do rio Paraná, ontem (27) em Naviraí, dist...
Homem fica ferido ao ser esfaqueado na cabeça após discutir com colega
Homem de 45 anos ficou gravemente ferido ao ser esfaqueado várias vezes na cabeça por um colega, que foi identificado, mas não foi preso. O crime aco...



Eu fico olhando assim e vejo que uma cidade dessa, um cara sozinho administra andando de bicicleta; não precisaria de vereadores, a propria comunidade e igrejas ajudaria nas decisões.
 
luiz alves em 30/04/2013 09:07:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions