ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Operação com apoio brasileiro destrói 270 toneladas de maconha na fronteira

Polícia Federal apoia ações da Senad na Linha Internacional entre Amambay e MS

Helio de Freitas, de Dourados | 24/08/2020 08:45
Helicóptero da PF brasileira sobrevoa lavoura de maconha no Paraguai (Foto: Divulgação/Senad)
Helicóptero da PF brasileira sobrevoa lavoura de maconha no Paraguai (Foto: Divulgação/Senad)

Pelo menos 270 toneladas de maconha já foram destruídas na 22ª edição da Operação Nova Aliança, iniciada há dez dias no departamento (equivalente a Estado) de Amambay, na fronteira com Mato Grosso do Sul.

A operação é executada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), Força-Tarefa Conjunta das Forças Armadas paraguaias, Ministério Público do Paraguai e apoio da Polícia Federal brasileira.

Agentes e dois helicópteros da PF participam do trabalho para localizar as roças de maconha entre as matas nas colônias Chiriguelo e María Auxiliadora, nos arredores de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

De acordo com a Senad, a operação conjunta já permitiu anular importantes centros de produção e processamento de maconha, que depois seria destinada ao Brasil.

Até agora foram desmontados 24 acampamentos, onde foram encontradas 30 toneladas de maconha. A operação também já erradicou pelo menos 80 hectares de roças da erva que produziriam 240 toneladas prontas para o consumo.

A Senad calcula em 8 milhões de dólares o prejuízo para os traficantes que dominam o cultivo da droga na Linha Internacional. As apreensões de drogas têm sido recordes neste ano em Mato Grosso do Sul. Até julho, foram pelo menos 600 toneladas retidas.

Conforme a agência antidrogas do Paraguai, a ampliação do trabalho conjunto entre os dois países será discutida em reunião prevista para os próximos dias entre representantes dos governos dos dois países.

Nos siga no Google Notícias