ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  03    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação contra crime organizado volta na reabertura da fronteira com Bolívia

Militares da Marinha e do Exército atuam desde segunda nas cidades de Corumbá e Ladário

Ana Paula Chuva | 17/09/2020 07:32
Operação contra crime organizado volta na reabertura da fronteira com Bolívia
Militares atuam na fronteira. (Foto: Divulgação | Marinha do Brasil)

Começou a 12ª Operação Ágata, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande.  A ação ocorre simultaneamente com a reabertura parcial da fronteira do Brasil com a Bolívia e tem o objetivo de reprimir o crime organizado. A operação não tem data para terminar.

Equipes realizam fiscalizações em Corumbá e Ladário, que dão acesso ao país vizinho, com foco em combater os crimes transfronteiriços  e reduzir a atuação do crime organizado, intensificando  a presença do Estado na região.

Conforme o site Diário Corumbaense, a ação é uma iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação do Comando do 6º  Distrito Naval em conjunto com o CMO (Comando Militar do Oeste) e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização como Força Nacional, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

As principais regiões de atuação das equipes são no Posto Esdras, no limite entre os dois países, estradas vicinais e o posto de fiscalização Lampião Aceso, às margens da BR-262.

Conforme o Ministério da Defesa, a Operação Ágata desde 2017 era realizada de forma simultânea em todas as fronteiras do Brasil, mas agora ela é pontual, sem data prevista para ser realizado e sem prazo para terminar.