ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Operação da Marinha conta com 10 navios para fiscalizar águas do Pantanal

Mariana Rodrigues | 04/03/2015 17:38
Nas cidades de Corumbá e Ladário, em dois dias de operação, foram inspecionadas 166 embarcações (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Nas cidades de Corumbá e Ladário, em dois dias de operação, foram inspecionadas 166 embarcações (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Nesta semana a Marinha do Brasil realiza a segunda edição da Operação "Amazônia Azul", que tem como missão, intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e reprimir ilícitos em águas jurisdicionais brasileiras. A operação que teve início na segunda-feira (2) e segue até sábado (7), reúne em todo o País, cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações da Capitania dos Portos.

Na área de atuação do 6º Distrito Naval, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a Operação Amazônia Azul está empregando 10 navios, 2 aeronaves, 600 militares e 23 embarcações. A Marinha também realiza ações cívico-sociais, direcionadas para a população ribeirinha com atendimento médico e odontológico.

Nas cidades de Corumbá e Ladário, áreas de atuação do Comando do 6º Distrito Naval, em dois dias de operação, foram inspecionadas 166 embarcações, emitidas sessenta notificações e um barco foi apreendido. De acordo com o jornal Diário Corumbanese, os números foram informados durante coletiva de imprensa realiza na manhã desta quarta-feira (04) pelo comandante do 6º DN, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

A operação conta com o apoio das Policias Federal e Ambiental, do Ibama, da Defensoria Pública, do Iagro, do Tribunal de Justiça de MS, do Ministério Público Estadual, de três adestradores e de um cão farejador da Força Nacional de Segurança de Ponta Porã, além de oficiais da Marinha da Bolívia e do Paraguai.

O delegado-chefe da Polícia Federal em Corumbá, Sérgio Macedo, destacou o trabalho desenvolvido em parceria. “Esse trabalho conjunto com outros órgãos surte bons resultados com a possibilidade de chegarmos aos locais de difícil acesso”, explicou.

Para o Ibama, a operação veio na hora certa, pois com o início da temporada de pesca, muitas atividades ilegais podem ser coibidas e o desempenho do órgão melhora com a ajuda não só da Marinha.

No Porto Geral de Corumbá - distante a 419 quilômetros de Campo Grande, as embarcações da Marinha fazem a fiscalização dos barcos de pesca 24h, a fim não só de orientar o pescador, como também inibir práticas ilícitas.

“A operação é fundamental para nós intensificarmos as atividades que já realizamos nos 365 dias do ano, para garantir a segurança do tráfego aquaviário. Agora, estamos reforçando isso, buscando verificar se a embarcação está regularizada na Capitania; se o condutor está habilitado a conduzir aquele tipo de embarcação; verificamos se está cumprindo todas as regras de segurança, como o uso do colete salva-vidas e também a poluição hídrica do meio ambiente”, explicou o capitão de fragata Carlos Rodrigues Servera, comandante da Capitania Fluvial do Pantanal.

Nos siga no Google Notícias