ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Operação prende 5 policiais penais na fronteira

Também são apurados envolvimento dos servidores em fuga de dois internos

Viviane Oliveira | 06/01/2022 08:52
Vários tipos de bebidas álcoolicas foram apreendidos dentro do Presídio Ricardo Brandão. (Foto: Divulgação/Dracco)
Vários tipos de bebidas álcoolicas foram apreendidos dentro do Presídio Ricardo Brandão. (Foto: Divulgação/Dracco)

A Operação La Catedral, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6), pelo Dracco (Departamento de Repressão à  Corrupção e ao Crime Organizado), prendeu temporariamente cinco policiais penais por corrupção, em Ponta Porã, distante 313 quilômetros de Campo Grande. Também são apurados envolvimento dos servidores em fuga de dois internos.

Os funcionários foram afastados cautelarmente de suas funções públicas por ordem judicial a pedido do Dracco. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos imóveis dos investigados e na Unidade Penal Ricardo Brandão, localizada na Rua Baltazar Saldanha. Policiais da 1ª e 2ª delegacias do município deram apoio à operação.

Dinheiro apreendido dentro da penitenciária. (Foto: Divulgação/Dracco) 
Dinheiro apreendido dentro da penitenciária. (Foto: Divulgação/Dracco)

As investigações apontam a existência de organização criminosa integrada por policiais penais envolvidos na prática de diversas infrações como: concussão (vantagem para si ou para terceiros), corrupção passiva, favorecimento para entrada de celulares, entre outros crimes.

Durante a ação, com apoio da Corregedoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul), foram apreendidos grande quantidade de bebida alcoólica dentro da penitenciária, celulares, drogas e dinheiro.

No total, são apurados ao menos 19 crimes cometidos pelos agentes investigados, que vão desde propina para trocas de celas até a entrada de celulares. Os nomes do agentes investigados não foram divulgados pela polícia.

Nos siga no Google Notícias