ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Interior

Para celebrar aniversário, Três Lagoas terá desfile e campeonato de fanfarras

Desfile cívico começará às 8h na área central da NOB (Noroeste do Brasil), na Rua Esplanada

Por Mylena Fraiha | 14/06/2024 17:22
Militar desfila em comemoração ao aniversário de 108 anos de Três Lagoas, celebrado no ano passado (Foto: Divulgação)
Militar desfila em comemoração ao aniversário de 108 anos de Três Lagoas, celebrado no ano passado (Foto: Divulgação)

Neste sábado (15), a população de Três Lagoas, localizada a 327 quilômetros de Campo Grande, comemorará os 109 anos da cidade com um desfile cívico e apresentações de fanfarras. A programação festiva, organizada pela Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), celebra a história e os encantos da "Cidade das Águas".

O desfile cívico começará às 8h na área central da NOB (Noroeste do Brasil), na Rua Esplanada, no bairro Santos Dumont. Com o tema "Três Lagoas 109 Anos - Cidade das Águas: seus encantos, cultura e turismo", o evento promete destacar a riqueza cultural e turística da cidade.

Uma das atrações principais será a Banda de Música do CMO (Comando Militar do Oeste), responsável pela abertura das festividades de Emancipação Política e Administrativa. Além da participação das forças policiais, cerca de 40 escolas de Mato Grosso do Sul estarão representadas no desfile, demonstrando o espírito comunitário e o engajamento educacional da região.

A comemoração dos 109 anos de Três Lagoas também inclui o V Festival de Bandas e Fanfarras, que acontecerá nesta sexta-feira (14). O evento será realizado na Esplanada da NOB, a partir das 19h, reunindo quase 800 integrantes de bandas provenientes de 10 cidades do Mato Grosso do Sul, totalizando 13 bandas.

Três Lagoas - Conhecida como "Cidade das Águas" ou "Capital Mundial da Celulose", Três Lagoas comemora nesta quinta-feira (15) seus 108 anos de emancipação político-administrativa. O município fica na região leste de Mato Grosso do Sul, e faz divisa com Castilho, em São Paulo.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 125.137 mil habitantes, a terceira mais populosa do Estado.

A região do município tem seus registros históricos datados por volta de 1830, com o início da exploração da terra pelos primeiros posseiros, Januário Jose de Souza, Inácio Furtado, Januário Garcia Leal, Francisco Lopes, Gabriel Lopes, José Lopes e Antonio Gonçalves Barbosa, que devido à Guerra da Tríplice Aliança, conhecida como Guerra do Paraguai, precisaram recuar e com o fim da guerra se dirigiram para Vacaria.

Em 1870, o mineiro Antônio Trajano dos Santos chegou à região e estabeleceu moradia em Santana do Parnaíba, e em 1887, transferiu-se para região de Três Lagoas, nomeou a região como Fazenda das Alagoas e estabeleceu sua primeira residencia à margem da maior das lagoas. O fazendeiro atraiu mais pessoas, que se estabeleceram ao redor da propriedade, contribuindo para o povoamento da região.

Para comemorar o aniversário da cidade, a programação vai até o domingo (18). Hoje, acontecerá o tradicional desfile cívico, com cerca de 100 instituições, às 15h, na Praça Ramez Tebet. No sábado e domingo, acontecerá o 11° Encontro de Carros Antigos no Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias