ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Para combater tráfico de drogas e armas, Sejusp deflagra operação na fronteira

Liana Feitosa | 24/04/2015 10:50
A ação é resultado de reuniões realizadas no polo do GGI-Fron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira) de Naviraí. (Foto: Divulgação)
A ação é resultado de reuniões realizadas no polo do GGI-Fron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira) de Naviraí. (Foto: Divulgação)

Para isso, compõem a ação, intitulada “Operação Integrada”, o Exército Brasileiro, Polícia Federal, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil, PM (Polícia Militar), Polícia Militar Rodoviária, PMA (Polícia Militar Ambiental), DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e o grupamento aéreo da PRF, que realiza o patrulhamento por ar.

As ações englobam fiscalizações de trânsito e de aduaneiras, blitz, barreiras, fiscalizações ao comércio e busca e prisão de foragidos da justiça, para cumprimento de mandados de prisão em aberto.

Foco - A operação é resultado de uma série de reuniões realizadas no polo do GGI-Fron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira) de Naviraí, abrangendo toda a faixa de fronteira até a divisa como estado do Paraná e incluem, também, ações nas áreas urbanas e rurais dos municípios localizados na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Para seu planejamento, foram usados levantamentos feitos pelas equipes de inteligência e números que constam no banco de dados únicos da Sejusp, que são monitorados diuturnamente e apontam a necessidade de realização de ações pontuais naquela região fronteiriça.

Gestão - O GGI-Fron foi instituído pelo Decreto Federal n.º 7496, de 8 de junho de 2011 e faz parte da Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira), que tem o objetivo de enfrentar crimes transfronteiriços ou transnacionais.
Atualmente, gabinete conta com quatro polos estrategicamente instalados nos municípios de Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim.

Nos siga no Google Notícias