ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Paraguai ativa 1º delivery na fronteira entre Pedro Juan e Ponta Porã

Governo paraguaio autorizou entrega de produtos entre as duas cidades, mas regra vale apenas para moradores

Helio de Freitas, de Dourados | 22/07/2020 09:35
Barraca para entrega de mercadorias entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Foto: Marciano Candia/Última Hora)
Barraca para entrega de mercadorias entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Foto: Marciano Candia/Última Hora)

Já está funcionando a primeira barraca para entrega de mercadorias entre moradores de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense a 323 km de Campo Grande. Os pedidos são feitos por telefone e pelo aplicativo WhatsApp.

O delivery na Linha Internacional entre as duas cidades-gêmeas foi autorizado pelo governo do país vizinho como tentativa de reaquecer a economia local, afetada pela pandemia do novo coronavírus.

Com o fechamento da fronteira desde março e quarentena total do comércio até o fim de maio, pelo menos cinco mil trabalhadores perderam emprego em Pedro Juan Caballero e centenas de lojas fecharam as portas.

Instalada por comerciantes locais, a estrutura segue medidas sanitárias para evitar contágio. Militares da FTC (Força-Tarefa Conjunta), que há quatro meses estão fronteira, vigiam o local de perto.

O porta-voz da FTC na cidade, tenente-coronel Luis Apesteguia, disse que os militares vão permanecer nos pontos de delivery para evitar aglomerações e garantir o cumprimento das normas sanitárias. Segundo ele, a autorização é apenas para entrega de mercadorias e as pessoas continuam impedidas de cruzar a fronteira.

O presidente da Câmara de Comércio, Serviços e Indústria de Pedro Juan, Víctor Hugo Barreto, disse ao Campo Grande News que tantos paraguaios quanto brasileiros podem vender e entregar seus produtos na barraca, instalada em frente ao Shopping West Garden, a poucos metros do centro de Ponta Porã.

“É um intercâmbio de mercadorias. Os brasileiros também podem vender, atender os clientes daqui [Paraguai]. Os moradores de Pedro Juan compram embalagens em Ponta Porã, também compram frutas, verduras”, afirmou.

Segundo ele, o delivery autorizado pelo governo do Paraguai vale apenas para moradores das duas cidades, mas a intenção é ampliar para turistas brasileiros que antes da pandemia iam à fronteira para comprar produtos importados. Entretanto, a ampliação depende de acordo ainda em negociação com o governo brasileiro.

Vendedores paraguaios fazem fila para entregar produtos a clientes brasileiros (Foto: Marciano Candia/Última Hora)
Vendedores paraguaios fazem fila para entregar produtos a clientes brasileiros (Foto: Marciano Candia/Última Hora)


Nos siga no Google Notícias