ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Pelo menos 14 podem ter sido contaminados por preso infectado

Secretaria de Saúde alega protocolo e descarta testar policiais de Miranda

Jones Mário | 13/04/2020 13:11
Prédio da delegacia do município passou por desinfecção neste domingo (Foto: Reprodução/Facebook)
Prédio da delegacia do município passou por desinfecção neste domingo (Foto: Reprodução/Facebook)

A Secretaria de Saúde de Miranda, onde um preso foi diagnosticado com novo coronavírus no último domingo (12), descartou, por hora, testar os 14 agentes de segurança que atuam na delegacia de Polícia Civil do município - localizado a 200 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o titular da pasta, Aldecir Dutra de Araújo, o município conta com estoque pequeno de testes rápidos e precisa seguir protocolo do ministério da Saúde. Os policiais lotados na delegacia, segundo ele, estão assintomáticos. A informação é a mesma do presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis do Estado), Giancarlo Miranda.

“Não posso fazer exames aleatórios. Tem que apresentar sintomas. Estamos aguardando”, disse Dutra.

De fato, a recomendação do ministério da Saúde é aplicar os testes rápidos apenas em pacientes sintomáticos. O protocolo prioriza trabalhadores da Saúde e da Segurança Pública, mas pede mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de síndrome gripal, além de mínimo de 72 horas após desaparecimento destes sintomas para realizar o exame.

Ainda conforme o secretário de Saúde, os policiais  usavam máscaras de proteção facial e luvas há semanas. Ontem, em visita técnica à delegacia, o prédio foi desinfectado. A princípio, a delegacia seguirá funcionando normalmente.

Preso - O homem infectado pelo novo coronavírus em Miranda não teve idade revelada e tampouco entrou nas estatísticas de contaminados em Mato Grosso do Sul, uma vez que é residente no estado de São Paulo. A SES (Secretaria de Estado de Saúde), porém, monitora o caso.

Informações do prefeito de Miranda, Edson Moraes (Patriota), dão conta de que o rapaz foi preso no dia 2 de abril e, desde então, estava detido na delegacia. Ele deu entrada no hospital da cidade na última quarta-feira (8), quando se queixava de dores nas costas. Foi medicado e recebeu alta.

Na sexta (10), com febre e dores de cabeça, voltou ao hospital e foi submetido ao exame. A confirmação da infecção por covid-19 veio no domingo (12).

O homem ficou internado, apresentou melhoras e recebeu alta novamente ontem. Segundo o secretário de Saúde, ele foi levado de volta à delegacia e está isolado. Pelas redes sociais, o prefeito de Miranda disse articular transferência dos demais presos no local para Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias