ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

PF apreende 150 veículos, avião e lancha em ação contra organização criminosa

Em Mato Grosso do Sul, a casa de um empresário foi alvo de buscas

Dayene Paz | 15/09/2021 12:39
Avião apreendido em operação nesta quarta. (Foto: Divulgação PF)
Avião apreendido em operação nesta quarta. (Foto: Divulgação PF)

Em ação contra uma organização criminosa acusada de tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, a PF (Polícia Federal) sequestrou 150 veículos, muitos de luxo, como avião e lancha. Os mandados foram cumpridos em oito estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, onde a casa de um empresário foi alvo de buscas.

A operação "Carga Prensada" foi deflagrada nesta quarta-feira (15), envolvendo mais de 270 policiais, para desarticular a organização criminosa. Estão sendo cumpridos 45 mandados de prisão e 63 mandados de busca e apreensão.

Conforme apurado no Inquérito Policial da PF, os suspeitos são responsáveis por enviar grandes quantidades de cocaína de Rondônia para diversos outros estados brasileiros. Ao mesmo tempo, o grupo realizava a aquisição de cargas de maconha em MS para serem distribuídas em Rondônia e no Acre.

Armas e drogas apreendidas. (Divulgação PF)
Armas e drogas apreendidas. (Divulgação PF)

Para lavar o dinheiro do tráfico, os suspeitos usavam uma casa de jogos de fachada, onde ninguém era sorteado e os próprios integrantes da quadrilha ficavam com o dinheiro. Um dos suspeitos chegou a movimentar R$ 10 milhões em contas bancárias, dinheiro obtido com o tráfico.

Além das prisões e buscas, houve o bloqueio de contas utilizadas pelos investigados e suas empresas, sequestro de imóveis e cerca de 150 veículos – muitos dos quais de luxo -, como aviões e lanchas. Também houve a suspensão de atividades de empresas relacionadas à lavagem de dinheiro, medidas cautelares diversas da prisão e até bloqueio de contas da organização em redes sociais.

Durante a fase sigilosa da investigação, que teve início no final de 2019, mais de 2,5 toneladas de drogas foram apreendidas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capitais, organização criminosa e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão.

Carga prensada - Segundo a PF, as investigações começaram através de uma apreensão de drogas feita pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e pela Polícia Militar, em 2019, que identificou uma organização criminosa ligada a uma facção criminosa, tráfico de cocaína, maconha, armas e lavagem de capitais.

A droga era sempre transportada pelo grupo em meio a cargas, em veículos de grande porte, por isso, recebeu o nome de "Carga prensada".

A operação foi desencadeada nos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Os mandados cumpridos foram expedidos pelo Juízo Estadual da 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena/RO.

Há colaboração da Polícia Militar e do Ministério Público de Rondônia, durante a deflagração da operação.

Nos siga no Google Notícias