Segundo turno faz Piraputanga antecipar aniversário de 95 anos
Distrito celebra data oficial em 24 de outubro, mas reuniu moradores neste sábado (10)

Duas semanas antes de completar 95 anos, Piraputanga antecipou a festa de aniversário para a noite deste sábado (10), na praça do distrito de Aquidauana, a 122 quilômetros de Campo Grande. A mudança ocorreu porque a data oficial, 24 de outubro, cairá na véspera do segundo turno da eleição presidencial, marcado para domingo (25).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Piraputanga, distrito de Aquidauana, a 122 quilômetros de Campo Grande, antecipou para a noite deste sábado (10) a festa de 95 anos, completados em 24 de outubro, véspera do segundo turno da eleição presidencial. O baile, com os grupos Nosso Balanço MS e Laço Véio, foi organizado pela associação de moradores. Segundo o escritor Milton Vicente de Ferreira, a origem está ligada aos garimpeiros e ao nome inspirado no peixe do córrego, adotado em 1959.
O baile começou às 18h e seguiu até as 2h deste domingo (11), com apresentações dos grupos Nosso Balanço MS e Laço Véio. A Associação Comunitária de Moradores de Piraputanga organizou a programação com o tema “Nossa história, nossa gente, nosso lugar”.
- Leia Também
- Novo site reúne atrações de ecoturismo de Bonito e Jardim
- “Vira depois da porteira” fica para trás e cidades e distritos de MS ganham CEP
O distrito considera 24 de outubro de 1931 como o início de sua história, ligada à chegada de garimpeiros atraídos pelas pedras preciosas encontradas na região.
Essa origem foi contada ao Campo Grande News em 2021 pelo escritor e poeta Milton Vicente de Ferreira, autor do livro “Piraputanga, a Magia do Vale”. Ele pesquisou a história local durante quase quatro anos, com entrevistas de moradores e consultas a documentos.
“Em 1929, um grupo de garimpeiros, atraídos pelo ‘fervo’ da atividade no distrito vizinho Palmeiras, achou pedras preciosas na localidade, onde hoje é Piraputanga. Esse grupo se fixou ali, o que consequentemente atraiu ainda outras pessoas interessadas em viver na região para garimpar”, relatou Milton na época.
Segundo o escritor, a concentração de moradores levou à organização do povoado dois anos depois. “Para que eles pudessem comercializar o que encontravam, fundou-se em 24 de outubro de 1931 oficialmente o distrito”, afirmou.
Piraputanga, porém, não foi o primeiro nome do lugar. A comunidade era chamada de Igrapiuna, denominação que, conforme Milton, não agradava aos moradores. O nome atual surgiu a partir do córrego onde havia abundância do peixe piraputanga.
“Devido ao córrego com muitos peixes, foi feito um pedido oficial para o Governo do Estado de mudança de nome. Em 1959, foi então que o distrito ganhou o nome de Piraputanga”, contou o escritor. O termo, de origem tupi-guarani, significa “peixe vermelho”.


