ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Polícia Civil abre inquérito para investigar morte de criança indígena

Mariana Rodrigues e Viviane Oliveira | 29/05/2015 20:28

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte da criança indígena de um ano e um mês, da etnia Kaiowá, que morreu no Hospital Regional de Amambai, distante 360 quilômetros de Campo Grande, após apresentar um quadro grave de desnutrição, desidratação e diarreia.

O delegado da cidade de Amambai, Mikaill Alessandro Gouvea Faria, informou que conta com a colaboração do Conselho Tutelar para solucionar o caso, já que há suspeitas de negligência, tanto da família quanto do Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). "Caso seja constatada alguma negligência, a mãe pode responder por lesão corporal gravíssima, abandono de incapaz e maus-tratos", diz.

Conforme o delegado, a situação é delicada, porque a família da criança vive em situação de extrema pobreza. Mikaill afirma ainda, que esta não é a primeira morte por desnutrição de criança na região. Segundo ele, tem casos que acontecem nas aldeias e não são registrados. 

A redação do Campo Grande News entrou em contato com o chefe da Sesai em Amambai, mas ele informou que não está autorizado a falar do caso.

Caso- O bebê que pesava 4,9 quilos, deu entrada no último dia 18, às 20h20, no Hospital Regional de Amambai. Ele ficou no balão de oxigênio, mas não resistiu. A criança já ficou internada por outras vezes na unidade de saúde. No dia 20 de novembro do ano passado, o bebê, que na época tinha 8 meses, foi tratado de fraturas depois que caiu do carrinho.

No dia 10 de abril deste ano, a criança deu entrada no hospital com lesão por assaduras. A mãe não esperou o término dos atendimento médico e fugiu da unidade, lavando o filho. A mulher não tinha paradeiro certo dentro das aldeias da região de Amambai.

Nos siga no Google Notícias