ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Por reajuste, auditores fiscais retomam mobilização na fronteira

Operação padrão voltou a ser adotada ontem em Mundo Novo e amanhã será intensificada nas demais aduanas; projeto de reajuste está parado no Congresso Nacional

Helio de Freitas, de Dourados | 31/08/2016 14:06
Caminhões parados em frente ao posto da Receita Federal em Ponta Porã, em julho (Foto: Arquivo)
Caminhões parados em frente ao posto da Receita Federal em Ponta Porã, em julho (Foto: Arquivo)

Para pressionar o governo federal a acelerar a aprovação do projeto de lei com o reajuste salarial de 21,3%, os auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal do Brasil retomaram a operação padrão em todo o país e amanhã (1º) prometem intensificar a mobilização, principalmente nas aduanas da fronteira com o Paraguai e a Bolívia, em Mato Grosso do Sul.

Em julho, a mobilização provocou filas de caminhões em Corumbá, Mundo Novo e Ponta Porã, além de protestos em portos e aeroportos em todo o país, obrigando o Ministério do Planejamento a negociar o envio do projeto do reajuste para o Congresso Nacional.

Entretanto, a matéria ainda não foi votada, contrariando o acordo firmado em março, que previa o reajuste já a partir de agosto. A negociação tinha sido feita antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Anderson Akahoshi Novaes, vice-presidente da Delegacia Regional do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil em Mato Grosso do Sul, disse ao Campo Grande News que os servidores cobram o cumprimento do acordo feito pelo governo.

“Nesta semana há operação patrão em todas as aduanas do país, podendo ser prorrogada ou realizada em outros períodos. O objetivo é que o projeto de lei 5864/16 seja aprovado. Ele trata da implementação do termo de acordo fechado em março deste ano. As demais unidades continuam trabalhando somente com serviços urgentes, como, por exemplo, demandas judiciais”, afirmou.

A auditora fiscal Francielle Araújo de Marco disse que em Corumbá a mobilização será retomada amanhã. Já em Mundo Novo, na região extremo-sul de Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraná, houve manifestação ontem e as ações serão intensificadas nesta quinta, segundo auditora fiscal e representante sindical em Mundo Novo, Yone de Oliveira.

“Ontem teve desembaraço represado de cargas e operação padrão no despacho de bagagem em parte do dia. Amanhã deve ser mais acirrado em relação ao desembaraço de cargas de importação e exportação”, informou a auditora.

Nos siga no Google Notícias