ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Prefeitura ativa “disk coronavírus” e cobra equipamentos e remédios

Profissionais que trabalham no Hospital da Vida denunciaram falta de equipamentos de segurança no final de semana

Helio de Freitas, de Dourados | 23/03/2020 12:33
Barraca montada em frente ao Hospital da Vida para atender pacientes de coronavírus (Foto: João Pires/Estado Notícias)
Barraca montada em frente ao Hospital da Vida para atender pacientes de coronavírus (Foto: João Pires/Estado Notícias)

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Dourados, a 233 km de Campo Grande, ativou nesta segunda-feira (23) o “Disk Covid-19”, que vai funcionar durante 24 horas por dia para atender a população. Também hoje, a Secretaria Municipal de Saúde pediu ao Estado o envio com urgência de equipamentos de segurança como luvas e máscaras e medicamentos.

De acordo com a prefeitura, a partir de agora os moradores poderão ligar para os números (67) 98468-8386 e (67) 98468-8259 para obter esclarecimentos e orientações em caso de sintoma do novo coronavírus. Médicos e enfermeiros ficarão de plantão para atender a população. Até ontem a cidade não tinha nenhum caso confirmado.

Segundo a Secretaria de Saúde, é importante que as pessoas com sintomas busquem informações por esses meios disponíveis antes de procura os hospitais, onde poderiam agravar a disseminação do vírus.

“A equipe ficará de plantão para prestar esclarecimentos a quem apresentar os sintomas do coronavírus como coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e febre. Pelo Disk Covid-19 são dadas as orientações do que deve ser feito e onde buscar atendimento”, explicou o médico Renato Nasser, secretário-adjunto de Saúde.

Equipamentos e remédios – Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Dourados pediu ao governo do Estado o envio com urgência de kits contendo equipamentos de proteção individual (EPIs). O oficio foi endereçado ao secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende. No fim de semana, funcionários do Hospital da Vida denunciaram a falta de equipamentos de segurança.

A secretária Municipal de Saúde, Berenice Machado de Souza, disse que Dourados é polo em saúde da macrorregião responsável pelo atendimento de 33 municípios. Segundo ela, o Estado recebeu recursos do governo federal para comprar os equipamentos.

Entre os itens pedidos estão 3.500 caixas de máscaras, 2.000 óculos para procedimentos, cinco mil caixas de luvas, álcool em gel, sabão neutro, aparelhos de ar condicionado, termômetros infravermelhos e medicamentos.

Nos siga no Google Notícias