A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

04/08/2011 17:44

Prefeitura de Naviraí é condenada a pagar teste ergométrico a idosa

Nadyenka Castro

Se não cumprir decisão, multa é de R$ 500 por dia

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) condenou nesta quinta-feira a prefeitura de Naviraí, município que fica a 366 quilômetros de Campo Grande, a pagar a realização de teste ergométrico a uma idosa de 67 anos.

A decisão unânime dos desembargadores da 3ª Turma Cível determina ainda que o exame seja realizado em, no máximo, 30 dias, sob pena de multa de R$ 500 por dia ultrapassado.

O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação civil pública solicitando a realização do exame. O pedido foi aprovado em primeiro grau, mas a prefeitura recorreu e o TJ manteve a decisão de primeira instância.

A idosa faz tratamento de câncer, tem problemas no coração, vai passar por uma cirurgia e necessita fazer um teste ergométrico para realizá-la, pois há risco cirúrgico devido à obesidade da aposentada que sustenta ter altos gastos com medicamentos, sendo assim não tem condições de pagar o exame.

Para o desembargador Marco André Nogueira Hanson, relator do processo, o entendimento tanto do Tribunal de Justiça de MS, como do Superior Tribunal de Justiça, é de que todos os Entes Federados (União, Estados e Municípios) são partes legítimas para responder a demandas que visam a condenação em obrigação de fazer, substanciada no fornecimento de medicamento.

O relator ressalta que está prevista em lei a obrigação de fazer. “Nos autos consta que J.F. da S. possui, atualmente, 67 anos de idade, fato este que a qualifica como idosa, já que o art. 1º da Lei 10.741/2003 prevê ser idosa toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Por isso, o Município demandado é responsável pela disponibilização do exame à idosa interessada, nestes autos representada pelo Ministério Público estadual”, explicou.

Filha que encontrou idoso morto é a principal suspeita de cometer o crime
O Campo Grande News noticiou há dois dias que o idoso Adão Luis de Souza Xavier, 61, foi encontrado morto pela filha e pelo genro, em frente ao barra...
Homem é morto com quatro tiros por dupla em motocicleta
Homem de 51 anos foi assassinado com pelo menos quatro tiros, na noite desta terça-feira (19), por volta das 19h30, em frente a sua residência, local...
Analista do TJMS é denunciada por esquema de falsificação de documentos
Seis pessoas incluindo uma analista jurídica da 4ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foram denunciados pelo MPF (Ministério Púb...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions