ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura encontra nascente durante escavação em assentamento

Priscilla Peres | 07/07/2015 11:34
A mina apareceu no assentamento São Gabriel, localizado há 50 km de Corumbá. (Foto: Marcos Boaventura/ Prefeitura de Corumbá)
A mina apareceu no assentamento São Gabriel, localizado há 50 km de Corumbá. (Foto: Marcos Boaventura/ Prefeitura de Corumbá)

Uma nascente de águas cristalinas surgiu em meio a um assentamento, que sofre com a falta de água. Parece história, mas o caso é verdadeiro e aconteceu em Corumbá - distante 419 km da Capital. Ainda não se sabe se a água é potável e própria para consumo, mas os estudos já estão sendo feitos e a nascente recebendo os cuidados necessários.

A mina apareceu no assentamento São Gabriel, localizado há 50 km de Corumbá, durante escavações da prefeitura para retirada de cascalho, que seria utilizado na recuperação da estrada que da acesso a comunidade. Lá vivem 300 famílias que sobrevivem da renda da Agricultura Familiar e enfrentam o problema da falta de água.

A nascente foi encontrada na sexta-feira e ontem, o prefeito Paulo Duarte (PT) foi até o local, acompanhado de técnicos da Sanesul que recolheram amostras para analisar a água. Imediatamente, orientou os técnicos a cercarem o local e a comunidade se prontificou a cuidar para que animais não se aproximem da mina.

O resultado da análise da água deve sair amanhã. "A água é incolor e inodora, mas pedimos para que um técnico faça os testes de qualidade e de vazão desse liquido. Se ficar comprovada que ela é potável, pode ser uma alternativa essencial para os moradores da região", disse o prefeito.

Apesar de estar localizado no Pantanal, nos assentamentos de Corumbá é difícil encontrar água. Em muitos encontra-se leito, mas não há vazão suficiente para atender as comunidades. "Nosso Pantanal é mesmo uma dádiva.Eu mesmo provei a água, que não é salobra", afirma Duarte. A nascente surgiu em uma região calcária, a água é doce e totalmente translúcida.

Assentamento - O São Gabriel é um assentamento que ainda não foi municipalizado, então é vinculado ao Incra. Mas devido a burocracia e dificuldade do Instituto em atender comunidade, a prefeitura tem tomado atitudes assistenciais.

Em outubro do ano passado fez a abertura de uma estrada até o local e agora faz a recuperação dela.
Pelo local passam diversos veículos, entre eles ônibus escolar e transporte urbano. “A gente não fica mais isolado. Isso aqui hoje é quase um asfalto, graças a Deus”, observou Sonivaldo Pereira Lima, morador da comunidade que concluiu “Nunca tivemos esse privilégio”.

A prefeitura também da assistência média a comunidade. “Por causa do Incra, ficamos 11 meses sem médico aqui. E não fosse a Prefeitura, ainda estaríamos sem. A governo municipal tem um olhar diferenciado para as comunidades, e não só dentro da cidade, como em toda a zona rural”, destacou a líder comunitária Vera Batista.

Nos siga no Google Notícias