ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeitura faz locação de aparelho respirador para salvar bebê internado

Alan Diógenes | 26/06/2014 21:47
Com a chegada do aparelho, bebê poderá usar somente a máscara. (Foto: Bonito Informa)
Com a chegada do aparelho, bebê poderá usar somente a máscara. (Foto: Bonito Informa)

A Prefeitura de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, em pareceria com a Secretaria de Saúde e Ministério Público Estadual conseguiu a locação do a do aparelho respirador Trilogy 100 para o bebê João Lucas que está internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional de Campo Grande devido a uma doença degenerativa ainda em fase de diagnóstico. A família estava pedindo ajuda por que não tinha condições de comprar o aparelho que custa R$ 50 mil.

De acordo com o pai do bebê, Marlon, os médicos desconfiam que o filho têm atrofia neuroespinhal, e o resultados dos exames deve sair dentro de 30 dias. Em entrevista ao site BonitoNet, a mãe disse que “quando há pessoas de bem a frente da administração pública, coisas boas acontecem. Mas quero aqui também agradecer a toda imprensa que não poupou esforços em noticiar e ajudar a família”. Por outro lado Mônica diz “comecei a sonhar, pois com a ajuda deste aparelho, já visualizo um futuro melhor, já sonho em ver meu filho brincando e correndo pelas ruas, sendo simplesmente o que ele mais é, uma criança”.

O pai disse ainda que o estado de João Lucas é trágico. Mesmo com o aparelho e com o tratamento, os médicos informaram a família que a criança só viverá de dois a dez anos. “Ele sorri todos os dias, brinca com os médicos, para ele parece estar tudo certo. Mas pra mim como pai é emocionante e dói muito no coração ver ele cheio de aparelhos todos os dias. Já são 46 dias de exames e entubação por aparelhos”, comentou.

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) disse que a história do bebê é uma luta difícil. “Nós humildemente temos que ajudar com a nossa parte. Vamos garantir este aparelho à família, numa questão de locação, até que os médicos definam a necessidade do aparelho por quanto tempo. Mas aqui o que está em questão não é o valor, ou o quanto vamos ajudar e sim, a vida humana, é uma criança, que nem mesmo sabe o quanto já nasce sortuda, pois tem uma família maravilhosa e vem ensinando essa comunidade do Mato Grosso do Sul, que podemos nos unir em prol de algo melhor, podemos sim nos unir e salvar a vida do João Lucas”.

Para deixar o hospital e ir para casa, o bebê precisa deste respirador chamado, que foi locado pela prefeitura por R$ 4,9 mil mensais. Quanto mais tempo a criança fica entubada, maior a dependência do aparelho e isso lesiona o pulmão. Com o aparelho vai possível o bebê respirar com a máscara apenas na hora de dormir.

No dia 12 de julho, será realizado um bingo em prol de João Lucas, com itens angariados por doadores de todo o Estado nesta campanha. Uma blitz de trânsito também será realizada neste sábado (28) para angariar fundos para o tratamento do bebê. Quem desejar ajudar pode efetuar depósito diretamente na conta da família: Agência Bradesco: Ag 1536-9 - Conta poupança: 0502007-7 ou entrar em contato pelo fone: 67 9207-5797 - Mônica ou Marlon.

Nos siga no Google Notícias