ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Prefeitura raciona até veículos oficiais para economizar 20% em combustível

Mariana Rodrigues | 03/08/2015 16:24
O decreto da Prefeitura de Três Lagoas terá validade até dezembro deste ano. (Foto: Divulgação/ Prefeitura)
O decreto da Prefeitura de Três Lagoas terá validade até dezembro deste ano. (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A prefeita Márcia Moura (PMDB), de Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande, emitiu decreto na última sexta-feira (31), no Diário Oficial, limitando algumas despesas no município com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro. Entre as metas estabelecidas, está o racionamento da frota de veículos oficiais, com isso a prefeita espera economizar até 20% no consumo de combustível.

O uso da frota fica vedado nos finais de semana, feriados e após às 17h, sendo permitido apenas em casos emergenciais. A manutenção dos veículos ficará restrita as ambulâncias e transporte escolar, ficando o restante da frota a ser analisada conforme a disponibilidade financeira. Foi vedada também a locação de veículos para realização de passeios, jogos ou viagens de quaisquer naturezas em atividades da municipalidade ou de instituições não governamentais.

A economia atinge também os recursos humanos, onde estão suspensos temporariamente novos afastamentos ou cedências de servidores com ônus para o município e órgãos públicos. Estão suspensas concessão de diárias e suprimento de fundos e despesas com viagens, novas gratificações ou vantagens, além de licenças para tratar de interesses particulares, quando implicarem em nomeações para substituição. Também estão vedados as horas extras a todo o quadro de servidores municipais.

Foi estabelecido, conforme o decreto, a contenção do consumo de energia elétrica e telefone em todas as unidades administrativas em até 20%. Para que isso ocorra, será feito um controle maior na racionalização de aquisição e utilização de materiais de expediente e de informática. Além disso, dever ser feita a redução do fornecimento de gêneros alimentícios e material de limpeza em todas as unidades administrativas.

Conforme a prefeita, foi suspensa por tempo indeterminado a realização de novos eventos que tenham qualquer tipo de despesa para o erário municipal, exceto os de caráter obrigatório, que deverão ser realizados com redução drástica de custos. Investimentos e convênios estão suspensos, com exceção dos necessários para o cumprimento dos percentuais mínimos estabelecidos pela Constituição Federal nas áreas de educação e saúde e de obras previamente autorizadas pela prefeita, com objeto de recursos assegurados.

Convênios - Todos os convênios celebrados pelo município deverão passar por uma revisão com redução de até 20% do valor nas parcelas de setembro a dezembro, inclusive referente a subvenções, auxílios ou contribuições, em exceto os convênios em andamento vinculados aos Programas da Saúde, Educação e Cultura, Assistência Social e outros, com recursos assegurados e imprescindíveis à sociedade.

De acordo com o decreto que vale até o dia 31 de dezembro deste ano, ficam limitadas a partir deste mês as despesas de custeio e investimentos, exceto as despesas com pessoal e encargos sociais, dos Órgãos da Administração Direta do Poder Executivo, atendidas com recursos próprios do Tesouro Municipal.

Protesto - Márcia Moura confirmou que Três Lagoas vai aderir ao movimento liderado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), no próximo dia 10. A ação é contra a queda dos repasses do Governo Federal diante da crise econômica.

Três Lagoas como outros municípios do Estado têm realizado diversas medidas para minimizar os impactos com a redução dos repasses federais, sendo um deles, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A diferença entre junho e julho deste ano representou em 12,40%.

Nos siga no Google Notícias