ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeitura tem 48h para responder sobre lockdown e multa contra aglomeração

Prazo foi dado pelo MP para comitê explicar se vê necessidade de medidas mais duras diante do crescimento dos casos em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 26/05/2020 13:44
Laboratório da UFGD começou hoje a fazer exames de coronavírus; Dourados já fez 1.107 testes desde março e tem 186 casos confirmados (Foto: Franz Mendes)
Laboratório da UFGD começou hoje a fazer exames de coronavírus; Dourados já fez 1.107 testes desde março e tem 186 casos confirmados (Foto: Franz Mendes)

A Prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, tem 48 horas para responder sobre a necessidade de adotar medidas mais rígidas para conter a infestação do novo coronavírus.

O Campo Grande News apurou que o questionamento foi enviado nesta terça-feira (26) pela 10ª Promotoria de Justiça “diante da extensão exponencial do nível de contaminação por covid-19 em Dourados nos últimos dias”. Em uma semana, os casos confirmados aumentaram quase 300% na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Conforme boletim divulgado às 10h pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, são 186 casos confirmados, 24 a mais em relação ao dia anterior. O boletim estadual informou hoje seis casos a menos em Dourados. A diferença se explica porque a Secretaria Estadual de Saúde se baseia em dados informados pelos municípios até 19h do dia anterior.

No documento enviado hoje ao comitê, ao qual a reportagem teve acesso, o Ministério Público lembra que o crescimento dos casos pode colocar Dourados na posição de epicentro da pandemia em Mato Grosso do Sul.

Diante desse quadro, a Promotoria requisitou do comitê que apresente estudo técnico respondendo se existe necessidade de restrições mais significativas às atividades comerciais e industriais; sobre a eficácia do uso obrigatório de máscara pela população em áreas públicas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos; se é pertinente ou não decretação de lockdown espacial e temporariamente delimitado; se é pertinente ou não a adoção de multas e demais medidas administrativas para evitar aglomerações na cidade e por fim, que aponte a delimitação gráfica do incremento da taxa de ocupação de leitos nos últimos 20 dias.

A doença em Dourados – De acordo com o comitê do coronavírus, das 186 pessoas já infectadas na cidade, 36 estão recuperadas e 136 estão em isolamento domiciliar. São 13 internados nesta terça-feira, sendo nove em leitos de enfermaria e quatro em leito de UTI.

O porta-voz do comitê, Frederico Oliveira Weissinger, disse que a taxa de ocupação dos leitos ainda é baixa em Dourados, mas reforçou a necessidade de manter as medidas de isolamento social. Desde ontem, o toque de recolher foi ampliado em duas horas e agora ocorre de 20h às 5h.

Dos 186 casos confirmados até agora, 128 são do perímetro urbano, 58 da reserva indígena e 30 de outras localidades. De ontem para hoje, foram 20 novos casos na cidade e quatro na reserva. Outros 54 exames deram resultado negativo de ontem para hoje.

De março até agora, foram 1.107 testes feitos em Dourados, sendo 500 no drive thru instalado no quartel do Corpo de Bombeiros. Do total, 339 exames foram coletados na reserva indígena formada pelas aldeias Bororó e Jaguapiru, que juntas têm 18 mil moradores.

Nos siga no Google Notícias