A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

06/01/2018 14:26

Prefeitura vai liberar passe de ônibus para pais levarem filhos às escolas

Medida é resultado de acordo com o MPMS que também atribui a pais a responsabilidade por levar as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental para as unidades da Reme

Humberto Marques
Pais e responsáveis de alunos terão direito a transporte gratuito para levar crianças às escolas municipais de Três Lagoas. (Foto: Divulgação)Pais e responsáveis de alunos terão direito a transporte gratuito para levar crianças às escolas municipais de Três Lagoas. (Foto: Divulgação)

Recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) levou a Prefeitura de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– a autorizar que pais ou responsáveis acompanhem as crianças que seguirem para unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino) usando o transporte franqueado pelo poder público. A medida depende da apresentação de documento com firma reconhecida, que garantirá acesso aos acompanhantes nos ônibus.

A informação foi divulgada na sexta-feira (5) pela assessoria da administração do prefeito Ângelo Guerrero (PSD). Segundo a Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), a partir de 15 de fevereiro –quando começa o ano letivo–, alunos que usam o transporte coletivo não contarão mais com a presença dos monitores no trajeto de ida e volta para as 19 escolas municipais.

Alunos menores de 12 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis no percurso, conforme acordo entre a Semec e o MPMS, que recomendou que o município fique responsável apenas pelo transporte dos alunos da Reme. A medida, conforme a assessoria, visa a resguardar os direitos das crianças e adolescentes e reforça que não cabe apenas ao Estado, mas também à família, responsabilidade em colaborar no transporte dos alunos.

Regras – A recomendação cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que atribui aos Estados assumirem o transporte dos seus estudantes, e aos municípios aos de suas respectivas redes.

Em Três Lagoas, têm direito ao passe gratuito de ida e volta alunos do Ensino Fundamental que moram a, no mínimo, dois quilômetros da unidade escolar. Com a recomendação do MPMS, o responsável e o aluno terão direito a dois passes escolares por dia.

O benefício deve ser reivindicado até 10 de março na Semec, sendo obrigatório aos pais preencher uma ficha cadastral com dados do aluno –incluindo atestado escolar quanto a matrícula e frequência e comprovante de residência. A manutenção do benefício será atualizada semestralmente.

Três Lagoas soma 17,5 mil famílias inscritas no CadÚnico em 2017
Três Lagoas atingiu em 2017 o número de 17.545 famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do Ministério de Desenvolvimento Social. Ao todo, 5.41...
UFMS de Três Lagoas oferece a partir de janeiro 16 vagas para professor
Será aberto no próximo dia 1º de janeiro pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) as inscrições para preencher 16 vagas para professore...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions