ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Presa no Paraguai, mulher de traficante internacional é levada para a UTI

Gianina García Troche, esposa de Sebastián Marset, está em hospital militar “por precaução”

Por Helio de Freitas, de Dourados | 02/12/2025 09:04
Presa no Paraguai, mulher de traficante internacional é levada para a UTI
Gianina Troche é conduzida por militares no dia em que foi levada para o Paraguai (Foto: ABC Color)

Gianina García Troche, esposa do narcotraficante Sebastián Marset, foi levada na noite desta segunda-feira (1º) para um hospital militar no Paraguai e está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Gianina García Troche, esposa do narcotraficante internacional Sebastián Marset, foi transferida para a UTI de um hospital militar no Paraguai após apresentar sintomas semelhantes a convulsão. Exames descartaram AVC, e o Ministério da Defesa afirma que a internação é preventiva. Extraditada da Espanha em maio, Gianina estava detida na Penitenciária Viñas Cue, em Asunción. Seu marido, Marset, é considerado um dos maiores traficantes da América do Sul e segue foragido após ser alvo da Operação A Ultranza PY, maior ofensiva antidrogas do Paraguai.

O Ministério da Defesa do país vizinho informou que a medida é apenas “precaução”. Ela teria apresentado quadro semelhante a uma convulsão, mas o governo paraguaio não revelou detalhes. Gianina também passou por exame de tomografia, que descartou princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Presa na Espanha, a mulher foi extraditada para o Paraguai em maio deste ano e está recolhida na Penitenciária Viñas Cue, nos arredores da capital Asunción. A unidade é considerada de segurança máxima e teve a vigilância reforçada por militares após o ingresso de Gianina.

Apontado como um dos maiores traficantes da atualidade na América do Sul, o uruguaio Sebastián Marset, ex-jogador profissional de futebol, foi alvo da Operação A Ultranza PY, maior ofensiva da história do Paraguai contra o tráfico.

Aliado a Miguel Ángel Infrán Galeano, o “Tio Rico”, Marset é acusado de enviar grandes cargas de cocaína para a Europa. A organização criminosa atuava inclusive na fronteira com Mato Grosso do Sul, onde mantinha empresas e templos religiosos usados para lavar dinheiro.

“Tio Rico” foi preso em fevereiro de 2023 em um hotel de luxo no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Atualmente está recolhido em presídio de segurança máxima no Paraguai.

Sebastián Marset segue foragido. No início de novembro, ele apareceu em um vídeo ao lado de bandidos que seriam integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) na Bolívia, ameaçando travar guerra na fronteira do Paraguai com o Brasil. A autenticidade do vídeo foi questionada por autoridades paraguaias.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.