ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Presídio semiaberto implanta biometria para controle de fluxo de detentos

Nyelder Rodrigues | 23/06/2016 20:50

Foi implantado no presídio de Amambai - cidade localizada a 360 km de Campo Grande - o sistema de leitura biométrica para controle de entrada e saída dos detentos que cumprem pena de regime semiaberto, aberto e albergados no local. O sistema está integrado à intranet da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

A novidade faz parte de um pacote de segurança instalado na unidade, com o apoio financeiro do Conselho da Comunidade de Amambaí, atendendo a pedido da direção da Agepen para modernizar os trabalhos. Foram investidos cerca R$ 6,5 mil.

O sistema é composto por leitor biométrico, um HD para salvamento de dados, um nobreak e dois monitores. O registro biométrico teve início há cerca de 15 dias e está em fase de testes para a capacitação dos agentes penitenciários.

"Com a biometria, o controle passou ser automático e mais preciso, tornando mais difícil qualquer tipo de erro na contagem dos presos", destaca o diretor do presídio, Alexandre Ferreira de Souza, reforçando que esse controle de saída e retorno dos detentos era feito de forma manual, demandando mais tempo e risco aos agentes penitenciários.

Segundo o dirigente, com a inovação, o arquivamento de informações sobre os detentos será monitorado com mais velocidade e clareza, além de possibilitar a troca de dados simultânea com o banco de dados estadual.

Além do sistema de biometria, há cerca de três meses a unidade semiaberta de Amambai recebeu um moderno sistema de videomonitoramento composto por 16 câmeras com resolução em Full HD, capaz de monitorar toda a movimentação ao redor da penitenciária. Essa aquisição também foi financiada pelo Conselho da Comunidade.

Nos siga no Google Notícias