ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Primeiro caso de covid em Anastácio foi descoberto após denúncia

Rapaz nasceu em Anastácio, mora no PR desde 2019 e pai foi buscá-lo; os dois eram aguardados pela Vigilância Sanitária

Silvia Frias | 26/05/2020 09:22
Cidade com 22,4 mil habitantes, Anastácio entrou no mapa da covid-19 em MS (Foto/Divulgação)
Cidade com 22,4 mil habitantes, Anastácio entrou no mapa da covid-19 em MS (Foto/Divulgação)

A descoberta de caso de infecção por covid-19 em Anastácio, 135 quilômetros de Campo Grande, foi possível após denúncia feita às autoridades sanitárias. O rapaz, de 28 anos, mora em Curitiba (PR) desde o ano passado e foi “interceptado” quando entrava no município sul-mato-grossense no sábado (23).

O rapaz é nascido em Anastácio, mas mudou-se para Curitiba no fim do ano passado, segundo a secretária Municipal de Saúde, Aline da Silva Cauneto. Desde quinta-feira (21) ele estava sendo esperado pela equipe da Vigilância Sanitária, que recebeu denúncia de que o pai dele, residente na cidade, foi buscá-lo no Paraná, justamente por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os dois chegaram a Anastácio no sábado, em pleno horário de toque de recolher, vigente das 23h às 5h na cidade. Aline Cauneto explicou que o rapaz assinou termo de responsabilidade, se comprometendo a ficar em isolamento. Na segunda-feira (25) ele, o pai e o irmão foram submetidos ao teste rápido e o dele foi positivo para a doença.

Os outros dois permanecem também em isolamento como medida preventiva, já que ainda estão dentro do período passível de desenvolver sintomas e apresentarem quadro positivo para covid-19. A família permanece isolada e o rapaz de 28 anos, com teste positivo para doença, não tem qualquer comorbidade e está assintomático.

De acordo com a secretária, embora já estivesse morando em outro Estado desde o fim de 2019, o caso de infecção por covid-19 conta para Anastácio porque o cartão de SUS dele é do município e a testagem foi feita em Mato Grosso do Sul.

Este é o primeiro caso confirmando no município de 22,4 mil habitantes. A secretária disse que adotou medidas sanitárias como a instalação de barreiras sanitárias das 6h às 22h, toque de recolher e uso obrigatório de máscaras por toda a população, em qualquer ambiente. Qualquer denúncia pode ser feita às equipes de vigilância, unidades de saúde por meio do Disk-denúncia da cidade (67) 3245-0993.

Nos siga no Google Notícias