A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 25 de Junho de 2017

13/12/2013 20:25

Projeto de Prevenção do Câncer “Ônibus da Saúde” atende em Jardim neste sábado

Vinícius Squinelo

O Programa de Prevenção do Câncer que é desenvolvido em parceria com a Cassems e o Hospital do Câncer Alfredo Abraão, vai realizar neste sábado (14), durante todo o dia, duzentos atendimentos no município de Jardim, incluindo mamografia e exame preventivo do câncer às mulheres agendadas.

Uma equipe de enfermeiras também realiza aferição de pressão arterial, medidas e circunferência corporal, além de exames laboratoriais, para verificar taxas que influenciam diretamente no funcionamento do organismo, como colesterol, glicemia e triglicerídeos.

A “Ação Cassems” com o “Ônibus da Saúde” será realizada neste sábado a partir das 7 horas da manhã, em frente à Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde Central), localizado na rua Antônio Pinto Pereira, 428, no centro de Jardim, a 230 quilômetros da Capital.

Para o oncologista Fabrício Colacino, que coordena o Projeto de Prevenção ao Câncer desde outubro de 2011, “a possibilidade de estar contato com a população de cada município do Estado, realizando exames e identificando o câncer na fase inicial da doença, com certeza vai salvar muitas vidas e evitar sofrimento prolongado e mutilações que ocorrem quando o tratamento é iniciado no estágio avançado da doença. Este ano já visitamos trinta e duas cidades e atendemos 6.400 pessoas. A meta para 2014 é dobrar nosso trabalho após a chegada de mais um ônibus no início do ano, com equipamentos de última geração tecnológica, o que inclui o primeiro mamógrafo móvel da América Latina”, destacou o médico.

Criado em outubro de 2011 por Colacino, o Projeto atendeu 65 municípios do final de 2011 até agora. Só este ano trinta e duas cidades foram visitadas, com a proposta para 2014 de atender quarenta cidades, totalizando 8 mil pacientes.

Entre o público alvo deste Projeto estão os homens (para prevenção do câncer de pele) e mulheres (acima de 40 anos para prevenção do câncer de pele, mama e colo do útero), em consonância às diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) para rastreamento do câncer na população geral.

O veículo tem 4,32 metros de altura, 14 metros de comprimento e 2,40 metros de largura, dividido entre a sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e um centro cirúrgico para a realização de pequenas cirurgias.

O intuito principal do “Ônibus da Saúde” é somar esforços para dar efetividade às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, solicitar exames complementares, realizar encaminhamentos e/ou realizar os procedimentos nos casos de câncer suspeito e/ou diagnosticado e elaborar indicadores de atendimento e epidemiológicos de interesse do Projeto.

A equipe de atendimento do Projeto de Prevenção Itinerante de Combate ao Câncer conta com dois médicos (Radiologista e Oncologista), três enfermeiras, cinco técnicos em enfermagem e dois técnicos em radiologia, que atendem 200 pacientes por dia em cada ação realizada.

Durante bebedeira, homem é esfaqueado pela esposa em aldeia indígena
Homem de 43 anos foi esfaqueado pela própria esposa, uma mulher de 46 anos, na tarde deste domingo (25), por volta das 14h, na Aldeia Jarará, em Juti...
Adolescente é apreendido após decepar orelha de homem em aldeia
Um adolescente de 13 anos foi apreendido após decepar parte da orelha de um homem na noite de sábado (24) na aldeia Bororó em Dourados, a 233 km de C...
Homem é esfaqueado após defender irmã de ex-cunhado durante discussão
Um homem de 29 anos foi ferido com duas facadas após defender sua irmã, que é ex-namorada do suspeito, durante uma discussão no inicio da manhã deste...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions