ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Promotor confirma possível ligação de morte de empresário a casas de câmbio

Cristóbal Rojas e irmãos tentavam vender suas ações em empresas investigadas

Helio de Freitas, de Dourados | 17/09/2020 10:39
Caminhonete de empresário no local onde foi abandonada, em Salto del Guairá (Foto: ABC Color)
Caminhonete de empresário no local onde foi abandonada, em Salto del Guairá (Foto: ABC Color)

Polícia e Ministério Público do Paraguai já admitem suspeita de ligação da execução do empresário paraguaio Cristóbal Rojas, o “Nenê”, com a lavagem de dinheiro do crime organizado na fronteira.

Ele e os irmãos eram sócios de casas de câmbio. Uma delas seria a Zafra Câmbios, empresa investigada por lavagem de dinheiro do narcotráfico no âmbito da Operação Status, deflagrada semana passada pela Polícia Federal Brasileira e pela Senad, a agência antidrogas paraguaia.

Aos 57 anos, Cristóbal foi sequestrado na tarde de terça-feira (15), torturado e executado a tiros. O corpo foi encontrado ontem de manhã em uma estrada rural de Salto del Guairá, cidade paraguaia vizinha de Mundo Novo (MS).

"Dom Nenê" era dono de um dos principais shoppings da cidade de 40 mil habitantes. Salto del Guairá é o segundo mais importante centro de compras da Linha Internacional com Mato Grosso do Sul, atrás apenas de Pedro Juan Caballero.

Hoje de manhã, o promotor Christian Bartomeu, que acompanha as investigações, admitiu suspeita de ligação da morte com a lavagem de dinheiro.

Em entrevista à rádio ABC Cardinal, o promotor afirmou que o empresários e seus irmãos tentavam vender as ações que possuem em casas de câmbio, mas não quis confirmar se uma dessas empresas seria a Zafra Câmbios, localizada em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS).

“Estamos averiguando quais eram os vínculos dos irmãos Rojas com casas de câmbio, mas aparentemente estavam tentando vender as ações. Se havia algum problema, a família ainda não relatou”, afirmou o promotor.

Ontem, o ministro da Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Carlos Arregui, disse que Cristóbal nunca teve ligação com a Zafra.

Um dos irmãos do empresário é acionista da casa de câmbios, mas não figura entre os investigados por ligação com os traficantes alvos da operação da semana passada, segundo Aguirre. A polícia paraguaia segue sem pistas dos assassinos do empresário.

Nos siga no Google Notícias