ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Promotor recomenda que prova prática de concurso para motorista seja anulada

Deliberação do MPMS exige que Fapec e Prefeitura de Ribas do Rio Pardo apliquem novo exame usando veículo igual e em perfeitas condições para todos os candidatos

Humberto Marques | 10/04/2019 18:46
Prefeitura e Fapec deverão anular prova prática para o cargo de motorista, sob pena de responderem judicialmente. (Foto: Arquivo)
Prefeitura e Fapec deverão anular prova prática para o cargo de motorista, sob pena de responderem judicialmente. (Foto: Arquivo)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) emitiu recomendação à Prefeitura de Ribas do Rio Pardo –a 103 km de Campo Grande– e à Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) que anulem a prova prática do concurso público para o cargo de motorista, realizado no município. A decisão foi publicada no Diário do MP desta quinta-feira (11, já disponível na noite desta quarta) e foi motivada por “inúmeras ilegalidades concernentes aos mecanismos de avaliação e divulgação” dos resultados do exame.

Conforme o texto assinado pelo promotor George Zarour Cezar, vários candidatos denunciaram que a prova prática foi realizada sem testemunhas nos veículos, sendo utilizados dois modelos –alguns candidatos o fizeram em uma Toyota Hilux, enquanto outros foram avaliados em um Fiat Ducato, uma van de maior porte, “o que evidentemente dificultou o nível de avaliação para os últimos”.

Além disso, relataram que havia inúmeros defeitos em itens mecânicos e de segurança dos automóveis.

A prova foi aplicada em 17 de março, com início e fim na Escola Municipal São Sebastião. No momento dos exames, foi apontado que havia intenso movimento de pessoas que finalizaram a prova de títulos de outros cargos incluídos no processo seletivo.

Ante as possíveis ilegalidades, o promotor optou por recomendar à Fapec (organizadora do processo seletivo) e à prefeitura, bem como à comissão organizadora do certame, que a prova prática seja anulada e substituída por uma nova.

O exame a ser realizado deve se valer de apenas um veículo automotor, de igual dimensão e condições de dirigibilidade para o percurso, estando em perfeitas condições de uso e funcionamento, e deverá levar ao menos duas testemunhas (entre elas um candidato) para acompanhar e fiscalizar o percurso. A pontuação perdida e os critérios de avaliação devem ser divulgados. Em caso de descumprimento, poderão ser aplicadas medidas judiciais.

Nos siga no Google Notícias