ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Proprietários rurais acusam índios de atear fogo em plantação de milho

Há quase um ano os grupos vêm investindo contra áreas da região oeste do município

Geisy Garnes e Helio de Freitas | 17/08/2019 16:29
Plantação ficou parcialmente destruída (Foto: Direito das Ruas)
Plantação ficou parcialmente destruída (Foto: Direito das Ruas)

Donos de propriedades rurais da região oeste de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, acusam índios das aldeias Jaguapiru e Bororó de atearem fogo em uma plantação de milho neste sábado (17). A ação é parte da tentativa de invasão da área que fica perto da reserva indígena do município.

Segundo os proprietários, as chamas destruíram boa parte da lavoura, que estava a poucos dias da colheita. “Perdeu quase tudo, vai salvar um pedacinho”, diz o dono da plantação em um vídeo enviado ao Campo Grande News. “Olha ai o que fizeram comigo, meteram fogo e isso ai é frequentemente, não é um dia só não. Tão tentando invadir a área aqui e ficam ai metendo fogo na lavoura, olha ai que judiação”, diz ele na gravação.

As invasões começaram em 2016 na região norte e hoje sete propriedades continuam ocupadas. Há quase um ano os grupos vêm investindo contra áreas próximas à Avenida Guaicurus, que ligam o centro ao aeroporto e à Cidade Universitária.

Moradores da região afirmam que a sensação de guerra na região começou depois da chegada de índios vindos de aldeias de Ponta Porã, Amambai e Caarapó. São pelo menos 30 sítios localizados nos arredores da reserva de 3.600 hectares demarcada em 1917, onde vivem pelo menos 17 mil pessoas das etnias Guarani-Kaiowá e Terena.

Ainda segundo os moradores, os índios ficam escondidos em matas próximas aos sítios e constantemente invadem as terras para instalar barracos. Alguns proprietários recorreram à contratação de seguranças privados para tentar impedir as invasões. Já ocorreram vários confrontos com feridos de ambos os lados.

Entenda - Levantamento feito pela Funai em 2013 apontou o “sumiço” de 85 hectares da área indígena. Segundo o órgão federal, 3.539 hectares foram demarcados em 1965 e atualmente apenas 3.515 hectares estariam na posse dos índios.

A Justiça Federal determinou perícia para identificar se essa área foi expropriada dos índios e em que parte dos arredores da reserva houve a posse ilegal.

A situação no local é diferente de outras áreas de conflito em Mato Grosso do Sul, onde os índios reivindicam a demarcações de grandes propriedades. A maioria dos sítios em volta da reserva de Dourados tem em torno de 10 hectares.

Em 2017, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a reintegração de posse dos primeiros sítios invadidos em 2016. O despejo tinha sido determinado pela Justiça Federal em Dourados. O caso está parado no Poder Judiciário. Conforme os sitiantes, a demora da Justiça e o descaso do Estado só agravam o risco de confronto.

Nos siga no Google Notícias