ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Rio Brilhante comemora 89 anos de emancipação nesta quarta-feira

Município tem 36.144 habitantes e é uma das 50 cidades de MS com maior produção agrícola

Por Danielle Valentim | 26/09/2018 07:28
Município foi criado como distrito de Vacaria em 10 de julho de 1912. Foi elevado à categoria vila Entre Rios, em 26 de setembro de 1929 e então desmembrado de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Município foi criado como distrito de Vacaria em 10 de julho de 1912. Foi elevado à categoria vila Entre Rios, em 26 de setembro de 1929 e então desmembrado de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

O município de Rio Brilhante, a 161 km de Campo Grande, comemora 89 anos de emancipação nesta quarta-feira (26). A programação não foi divulgada pela prefeitura, mas a cidade está em ritmo de feriado.

Rio Brilhante tem 36.144 habitantes e é um dos 50 municípios de Mato Grosso do Sul com maior produção agrícola.

História - O desbravamento das terras de Rio Brilhante está ligado a história de Paranaíba, já que terceira década do século XIX, os pioneiros das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa atravessaram os campos daquela região e entraram pelos cerrados de Três Lagoas, iniciando a história do povoamento do sul do Estado.

Algum tempo depois, vários gaúchos chegaram na cidade com as famílias, levando pequenos rebanhos de bovinos, equinos e ovinos, ao mesmo tempo em que os descendentes das famílias pioneiras se dispersaram, buscando às margens dos rios Brilhante, Vacaria e Dourados, fomentando a pecuária e a agricultura.

Na região de Entre-Rios começou a ser produzida erva-mate. A extração e industrialização do produto foi importante fator para desenvolvimento da região, já que criou um ponto de concentração da produção, para posterior remessa aos centros consumidores, através dos rios Brilhante e Ivinhema.

O município foi criado como distrito de Vacaria em 10 de julho de 1912. Foi elevado à categoria vila Entre Rios, em 26 de setembro de 1929 e então desmembrado de Campo Grande.