ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Rio Brilhante comemora 92 anos de fundação neste domingo

Segundo o IBGE, a população estimada do município é de 38.186 habitantes

Mariely Barros | 26/09/2021 09:39
Praça Doutor Boaventura no centro de Rio Brilhante (Foto: Divulgação)
Praça Doutor Boaventura no centro de Rio Brilhante (Foto: Divulgação)

Distante 161 km de Campo Grande, Rio Brilhante comemora seus 92 anos de fundação neste domingo (26). Criado em 1929 e implantado em 1930, o município que hoje tem uma população estimada em 38.186 pessoas, teve sua história marcada pela produção de erva-mate.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), os primeiros descobridores da região, nomeada Rio Brilhante atualmente, estavam ligados a história de Paranaíba, pois, na terceira década do século XIX, os pioneiros das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa atravessaram os campos daquela região e entraram pelos cerrados de Três Lagoas, iniciando a história do povoamento do sul do Estado.

Gabriel Francisco Lopes foi o que primeiro penetrou nos campos de Vacaria, onde encontrou 60 vacas e 1 touro, ali deixado pelos Jesuítas, e, por volta de 1841, trouxe para ali o seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, que se fixou num local a que denominou Boa Vista, entre os Rios Vacaria e Brilhante. Foi o primeiro povoador, depois da retirada dos castelhanos.

Boiada saindo de Rio Brilhante com destino à São Paulo em 1952 (Foto: Divulgação IBGE)
Boiada saindo de Rio Brilhante com destino à São Paulo em 1952 (Foto: Divulgação IBGE)

A região cercada por rios conheceu uma fase de progresso, com o ciclo da erva-mate. A extração e industrialização desse produto se constituíram em importante fator de desenvolvimento da região, pois criou-se aí um ponto de concentração da produção, para posterior remessa aos centros consumidores, através dos rios Brilhante e Ivinhema. A erva-mate estabeleceu uma integração entre gaúchos e paraguaios, que passaram a dedicar-se à indústria extrativa, aqueles à pecuária e à agricultura.

A prefeitura não divulgou programação festiva.

Nos siga no Google Notícias