ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Rio Miranda sobe, inunda distrito e famílias ficam desabrigadas

Vídeo feito por pescadores mostram residências completamente submersas pela água

Marcos Rivany | 22/01/2021 15:56

Vídeo registrado na manhã desta sexta-feira (22) mostra casas completamente submersas pela água do Rio Miranda, no distrito de Águas do Miranda, que fica na cidade de Bonito, a 257 km de Campo Grande.

Várias famílias ficaram desabrigadas após a enchente que já era alertada pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Conforme informações de um professora da cidade, pelo menos 16 famílias estão fora de suas casas.

Segundo Thalia Cardoso, de 22 anos,  funcionária de um hotel que fica ao lado do distrito, uma cheia dessas não era vista desde 2014. “Nível da água tá bem pra cima. Uma enchente bem feia”, relatou.

Nas imagens é possível ver diversas casas só com a ponta do teto aparente. Trechos que parecem arbustos são árvores de grande porte cobertas pela água. Toda região é circulada de barco, evidenciando que a cidade se tornou parte do rio.

Na última segunda-feira (18), o Imasul havia feito um alerta de transbordamento do Rio Miranda, que corta o distrito de Águas do Miranda. Na nota, o aviso foi de potencial possibilidade de danos material e com risco à integridade humana.

Trecho de vídeo mostra apena teto de casa coberta pela água. (Foto: Reprodução Vídeo)
Trecho de vídeo mostra apena teto de casa coberta pela água. (Foto: Reprodução Vídeo)

De quarta-feira (20) para hoje, o nível da água no distrito aumentou mais 2 metros, o que já era considerado situação de emergência, pois na terça-feira (19), o nível já estava em 6,5 metros, conforme informações do boletim diário da sala de situações do Imasul. Isso se deve às chuvas dos últimos dias em cidades onde o Rio Miranda passa.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, em Bonito, durante a madrugada e hoje de manhã, choveu cerca de 33 milímetros. Em Miranda foram 20,2 milímetros. Chuvas em outros pontos da região contribuíram para o aumento do nível da água do rio e inundação do distrito

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologista) prevê chuvas em Bonito até a próxima terça-feira (26). Ainda vale alerta de chuvas intensas publicado pelo instituto nesta quinta-feira, para 71 cidades de Mato Grosso do Sul.

O Campo Grande News tentou contato com a prefeitura de Bonito e com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, mas a reportagem não foi atendida.

Nos siga no Google Notícias