ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Secretaria analisa incluir sábado como dia letivo para adiar início das aulas

Renata Volpe Haddad e Antônio Marques | 14/01/2016 17:46
Secretária analisa incluir sábados como dias letivos, para não atrapalhar o ano para alunos e professores. (Foto: Marcos Ermínio)
Secretária analisa incluir sábados como dias letivos, para não atrapalhar o ano para alunos e professores. (Foto: Marcos Ermínio)

Após o pedido feito pela Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) para o adiamento das aulas nos 25 municípios que decretam situação de emergência por conta das chuvas, a Sed (Secretaria de Educação) está analisando incluir o sábado como dia letivo no calendário escolar, porém a decisão também depende do Conselho Estadual de Educação.

A secretária de educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, alega que o ofício da Assomassul foi recebido ontem (13), porém, como ela estava em Brasília, não conseguiu estruturar o remanejamento do ano letivo. "Hoje ainda já vou tentar organizar um calendário que não prejudique os alunos e nem os professores", informa.

Segundo a secretária, para que o ano letivo seja adiado, será necessário ter turmas estudando aos sábados. "E também aos sábados, fazer conselhos de classes, reuniões de pais e mestres, entre outros fatores importantes para não atrapalhar o ano letivo", afirma.

Maria Cecília diz ainda que não chegou ao seu conhecimento escolas que estão alojando as famílias desabrigadas, devido aos alagamentos nas residências. "A justificativa da Assomassul é que os 25 municípios que decretaram situação emergencial, não tem condições de iniciar o ano letivo, já que estradas e pontes foram destruídas e a maioria dos alunos são da zona rural", esclarece.

Caso o governo acate a solicitação da Assomassul, as aulas deverão começar no dia 29 de fevereiro, 15 dias após a data que já consta no calendário oficial da SED. A alteração das datas mudaria apenas o ano letivo de escolas estaduais. 

Conforme definição da Sed, o início do ano escolar deste ano, será no dia 3 de fevereiro e o ano letivo no dia 15 de fevereiro. O Calendário Escolar terá a duração de 211 dias, sendo 200 dias letivos, seis dias de jornada pedagógica e cinco dias de Exames Finais.

Nos siga no Google Notícias