ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de raiva animal

Flávia Lima | 27/03/2015 12:26
Animais continuam sendo vacinados para evitar novos casos da doença. (Foto:Divulgação)
Animais continuam sendo vacinados para evitar novos casos da doença. (Foto:Divulgação)

A secretaria de Saúde de Corumbá confirmou na manhã desta sexta-feira (27), o segundo caso de raiva animal registrado este mês na cidade. Segundo a chefe do Centro de Zoonoses, Walkíria Arruda, o órgão recebeu a informação de que o resultado do exame realizado em um cão no bairro Popular Nova foi atestado positivo.

Segundo Walkíria, o cão havia atacado a própria dona, que relatou o caso na unidade de saúde onde buscou atendimento. Uma equipe foi à residência e recebeu a informação de que o cão já estava morto e teria sido descartado.

Os agentes foram até o local onde o animal havia sido enterrado e coletaram material, que foi trazido para a Capital. O cachorro não foi vacinado na última campanha já que havia nascido após o período de imunização.

Antes de tomar conhecimento do resultado, o CCZ já havia decidido antecipar a vacinação no bairro. A imunização teria início na manhã deste sábado (28), porém foi antecipada para hoje, com agentes de saúde indo nas casas e orientando a população, como ocorreu no bairro Nova Corumbá, onde foi confirmado o primeiro caso da doença, semana passada.

A imunização prossegue durante o final de semana, inclusive com plantão na sede da instituição da Secretaria de Saúde da prefeitura de Corumbá.

Como precaução, a prefeitura vai capturar cães não domiciliados, que serão encaminhados ao CCZ e ficarão no centro de controle durante três dias onde aguardarão o proprietário, com a carteirinha de vacinação do animal, para ser liberado.

Por isso, a recomendação é de que a população não deixe os animais soltos na rua, já que eles também estão sujeitos a contrair o vírus da doença.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. Ela é causada por um vírus que se multiplica primeiro nos nervos periféricos e, depois, ataca o sistema nervoso central. Em seguida, atinge as glândulas salivares, de onde se multiplica e se propaga.

Portanto, a transmissão ocorre por meio do contato da saliva via lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões e mordedura. Não existe cura, inclusive no ser humano infectado. Por ocorrer em animais e também afetar pessoas, é considerada uma zoonose.

Nos siga no Google Notícias